terça-feira, maio 31, 2011

Turismo do Douro aposta na internacionalização

Parceria com a National Geographic

O Turismo do Douro quer colocar a região no mapa da Rede Internacional de Destinos Geoturismo da National Geographic Society, com o objectivo de «fomentar boas práticas de turismo sustentável e contribuir para a internacionalização do destino», avançou ontem a entidade regional de Turismo.

A parceria com a National Geographic deve ser assinada até Dezembro, quando se assinala uma década da elevação do Alto Douro Vinhateiro a Património Mundial da UNESCO, e deverá contar com um financiamento de 120 mil euros por parte do Programa Operacional Regional do Norte “ON.2 - O Novo Norte”.

De acordo com António Martinho, presidente da Turismo do Douro, a adesão a esta plataforma assume “a ambição de dar a conhecer ao mundo a autenticidade, identidade e beleza únicas do vale do Douro, destino de excelência junto da Organização Mundial de Turismo, que a própria National Geographic reconheceu como o 16º melhor destino para turismo sustentável, a nível mundial, e o 7º da Europa, em 2009”.

Para melhor receber os turistas, o Turismo do Douro vai também investir no alargamento da rede de apoio ao visitante, com três novos Centros de Informação Turística (CIT), em Lamego, Penedo e Torre de Moncorvo, cujos contratos de financiamento foram assinados na passada sexta-feira, 27 de Maio, num investimento de 600 mil euros de um total de quase quatro milhões que serão investidos na criação da rede, com o apoio do ON.2.

“Estes projectos são considerados prioritários no Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro, para o período 2007-2013. E têm como objectivo comum a afirmação do Douro como destino de excelência turística e de vocação internacional”, sublinha a entidade.

Os novos CIT apresentam um layout moderno que imita graficamente os socalcos do Douro e vêm actualizar a tecnologia e oferecer mais e melhores conteúdos, modernizando o serviço, disponibilizando informação sobre os locais a não perder, paisagem, história, cultura, sugestões de roteiro e agenda.

|IM|
.