quarta-feira, dezembro 07, 2011

Metro do Porto: Nove anos e 330 milhões de utentes

A 7 de dezembro de 2002, José Manuel Durão Barroso inaugurou a primeira linha do Metro do Porto, a Azul (A). Hoje, nove anos depois, "cerca de 330 milhões de clientes" usufruíram do novo meio de transporte.

O número foi dado pelo porta-voz da Metro do Porto: nos primeiros nove anos de funcionamento, foram "cerca de 330 milhões" os clientes que escolheram este meio de transporte para se deslocarem na Área Metropolitana do Porto.

A 7 de dezembro de 2002, o então primeiro-ministro, José Manuel Durão Barroso, inaugurou a primeira linha, a Azul (A), que liga as cidades de Porto e Matosinhos. Foi, no entanto, preciso esperar até 1 de janeiro de 2003 para que a operação comercial do Metro arrancasse, depois de cerca de um mês de transporte gratuito.

Hoje em dia, o Metro do Porto tem seis linhas em funcionamento, a mais recente das quais, a Laranja (F), liga a Senhora da Hora a Fânzeres. Ao todo abrange sete concelhos da Área Metropolitana do Porto.

São 81 as estações existentes, sendo que a última a ser inaugurada se situa em Vila Nova de Gaia, Santo Ovídio, inaugurada no último outubro.

@LUSA

Etiquetas: