Parque Natural do Douro Internacional

 
 O Parque Natural do Douro Internacional ocupa uma área de 86 500 hectares, integrando parte de vários concelhos. Foi criado a 5 de Junho de 1996, segundo a Resolução de Conselho de Ministros nº 53/96. O Decreto Regulamentar do parque Natural do Douro Internacional foi aprovado em Conselho de Ministros a 30 de Dezembro de 1997.


 
Mapa do Parque Natural do Douro Internacional

 No caso de necessitar de uma mapa mais especializado pode consultar um no link seguinte:

O parque Natural do Douro Internacional abrange o troço fronteiriço do rio Douro, incluído o seu vale e superfícies planálticas confinantes, e prolonga-se para sul através do vale do rio Águeda, zona de características idênticas a anterior.

O troço internacional do Douro faz a transição através de um acentuado declive longitudinal entre os horizontes aplanados da meseta e bacia inferior, já em território nacional. A parte norte do Parque Natural corresponde à zona de menor influência atlântica de Trás-os-Montes, sendo constituída por um extenso planalto, com altitudes rodando os 700 e 800 metros, constituído por terreno essencialmente granítico. Na zona mais a sul onde o vale já se assemelha ao “Douro vinhateiro” caracteriza-se pelo seu microclima, com escassa precipitação e amenas temperaturas invernais

Ler mais: http://arqnat.webnode.pt/parques-naturais-portugueses/parque-natural-do-douro-internacional/
.

Comentários