Rui Rio: "Valia a pena olhar para o tema da regionalização"

Presidente da Câmara do Porto diz que votou "não" no referendo à regionalização, mas agora olha para essa possibilidade de forma "diferente".

Quanto à redução do número de freguesias – o Porto tem quinze actualmente – Rui Rio afirma que, por ele, até podem passar a zero.

“Se o governo quisesse ser ambicioso, podia até acabar com as freguesias urbanas, e ficar com as rurais. Eu por mim estou aberto a qualquer conclusão de zero a quinze”, disse Rui Rio, sobre o tema de redução do número de freguesias que, no caso do Porto, são quinze.

O presidente da Câmara do Porto não concorda com a fusão de municípios, mas admite que o tema da regionalização já é visto, por si, de forma diferente. Votou “não” no referendo à regionalização, mas agora reconhece que teria vantagens em diversas áreas.

“Não concordo com a fusão de municípios. As tarefas não se fazem com a mesma eficácia. O município do Porto não deveria ser mais pequeno, mas maior também era um problema. Uma coisa diferente é a regionalização. Votei contra no referendo, mas evoluí de forma diferente”, confessou.

“Valia a pena olhar para o tema e encontrar uma solução equilibrada. Ao nível regional, a promoção turística seria mais bem feita, por exemplo. Também ao nível dos transportes, da cultura”, explicou.

No entanto, este processo só deveria avançar “para ganhar eficácia e eficiência, com um orçamento mais reduzido e um controlo apertado do endividamento”.

@Negócios Online

Comentários