FAMALICÃO: O MAIOR EXPORTADOR DA REGIÃO NORTE

Os números publicados no Anuário Estatístico da Região Norte 2011, recentemente editado pelo Instituto Nacional de Estatística, colocam o concelho de Vila Nova de Famalicão como o maior exportador da Região Norte do país.

Entre os 86 municípios das oito sub-regiões (NUTS III) que integram a região Norte – Alto Trás-os-Montes, Ave, Cávado, Douro, Entre Douro e Vouga, Grande Porto, Minho-Lima e Tâmega - Vila Nova de Famalicão destaca-se pelo volume de vendas ao exterior, tendo registado, em 2011, 1,44 mil milhões de euros de vendas ao exterior, superando os 1,18 mil milhões do Porto e os 1,17 mil milhões de Gaia, que fecha o pódio.

Esta liderança do município de Famalicão advém de uma já enraizada capacidade empreendedora dos empresários do concelho. Vila Nova de Famalicão é hoje conhecida no mundo inteiro com marcas de grande qualidade e inovação, como são, os pneus Continental Mabor, o vestuário Salsa, Gant, e Tiffosi, as bolachas Vieira de Castro, as carnes Primor e as máquinas fotográficas Leica, entre outras.

Vila Nova de Famalicão assume-se, também, como uma das maiores economias do Norte do país, com as suas empresas a registarem um volume de negócios na ordem dos 4,25 mil milhões de euros, o que significa que Famalicão exporta 34% daquilo que produz.

Ao nível do distrito de Braga, Famalicão só é suplantado pelo concelho sede de distrito, Braga, cujas empresas registam uma produção total de riqueza na ordem dos 6, 03 mil milhões, mas registando um índice de exportação de apenas 15%.

@NT


Comentários