Círculos, distritos e CI’s

O parlamento discutiu, mais uma vez, as regras a que deve obedecer o associativismo intermunicipal.

À partida nada há de mal nisso, uma vez que as regras de funcionamento das entidades de gestão e integração supramunicipal terão que evoluir com a experiência e com os tempos.

O que nos parece, porém, pouco avisado é proceder-se a alterações que não consolidam o passado recente e que ditarão, necessariamente, novas desordens num futuro próximo.

A opção pelo desaparecimento dos distritos pode não ser um problema se o que resta da organização territorial, que com eles coincidia, possa transitar para outra formatação. Porém, para se substituir uma história de décadas é obrigatório um consenso amplo que venha a garantir, ao ente nado, décadas de perduração.

Tínhamos, até agora, 28 comunidades intermunicipais, incluindo as duas áreas metropolitanas com esse nome verdadeiro e com uma realidade que se conforma com a designação. A partir de agora passaremos a ter 23 comunidades mas, até 2011, tínhamos só 18 distritos.

Estas novas CI não são de molde a observar as circunstâncias históricas, nem a realidade populacional, nem as relações pendulares. Estas novas CI podem fazer, aqui e ali, algum sentido, mas deixam muitas dúvidas quando olhamos a nova realidade das NUT’s I do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

Deixemos, por agora, a discussão sobre cada uma destas novas realidades e foquemo-nos numa outra pendência a que ninguém, do universo de inventores do novo retalho territorial, deu resposta. O que vai ser feito dos círculos eleitorais coincidentes com os distritos? Irão progredir para ganharem o espaço de cada uma das novas CI’s?

Está claro que a resposta é de gente incitadora – os círculos são matéria que deve integrar a alteração da lei eleitoral para a Assembleia da República. Mas se o objetivo era fazer coincidir os mesmos círculos com a nova realidade territorial o que impediu uma maioria de dois terços na aprovação das novas Comunidades Intermunicipais?

.

Comentários

Al Cardoso disse…
Olhe caro articulista, entao voce nao ve, que nos estam a ditar areia para os olhos?!
E que os antigos Distritos de ma memoria, como bem referiu eram 18, portanto 18 nomeacoes governamentais, para os amigos do partido! E agora com 28 sempre sao mais 10 "amigos" a ficar com tacho!
Isto e muito bom para "dinosaurios" em fim de mandato camarario, nao cre?
Sobre este mesmo tema, mas nais focalizado na minha regiao, vejam o que escrevi em: http://aquidalgodres.blogspot.com

Um abraco regionalista.
Anónimo disse…
hey there and thank yοu for yοur infοrmation – Ι hаve defіnіtely pickeԁ up something new
from right hеre. I did however еxpertise several technical іssues usіng this website, ѕince Ӏ exрerienced to reload the web site manу times prevіous to I could gеt it to
loаd prοperly. I had been wonԁering if yοur hoѕting is OK?
Not that I'm complaining, but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google and could damage your quality score if ads and marketing with Adwords. Well I am adding this RSS to my email and could look out for much more of your respective fascinating content. Ensure that you update this again soon.

Also visit my weblog; short term loans