PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE BENS EM DESACELERAÇÃO ACENTUADA

No ano de 2012 as saídas aumentaram 5,8% e as entradas diminuíram 5,4% face a 2011.

Em termos das variações homólogas, no mês de dezembro 2012 as saídas diminuíram 3,2%, devido à evolução negativa registada no comércio Intra-UE (em especial nos Veículos e outro material de transporte e nos Minerais e minérios), dado que no comércio Extra-UE se registou um aumento.

As entradas diminuíram 7,9% face ao valor registado em dezembro 2011, em resultado da redução verificada no comércio Intra-UE (devido sobretudo às Máquinas e aparelhos e aos Veículos e outro material de transporte).

Em termos das variações mensais, em dezembro 2012 as saídas diminuíram 18,2% face a novembro 2012, devido à diminuição verificada na quase totalidade dos grupos de produtos, muito em especial nos Veículos e outro material de transporte e nas Máquinas e aparelhos, e com maior dimensão no comércio Intra-UE.

As entradas registaram um decréscimo de 9,2%, reflexo principalmente da redução verificada no comércio Intra-UE (em quase todos os grupos de produtos, muito em especial nas Máquinas e aparelhos e nos Veículos e outro material de transporte).
.

Comentários