REGIÃO CENTRO: BOLETIM TRIMESTRAL

A CCDRC editou o número 16 da publicação “Centro de Portugal – Boletim Trimestral” em que se analisa a evolução conjuntural da região no terceiro trimestre de 2012

No terceiro trimestre de 2012, o Produto Interno Bruto nacional diminuiu 3,5% relativamente ao trimestre homólogo, registando a maior quebra desde o segundo trimestre de 2009. Esta variação deveu-se à contração da procura interna e ao comportamento menos expansivo da procura externa. Neste trimestre, assistiu-se ainda a um novo agravamento da taxa de desemprego nacional (15,9%) e a um aumento do nível geral dos preços no consumidor (2,9%). A confiança dos consumidores e a perceção dos empresários relativamente à atividade económica continuaram negativas.

Na região Centro, o mercado de trabalho voltou a evidenciar uma retração, no terceiro trimestre de 2012, tendo-se registado uma diminuição da taxa emprego e um agravamento da taxa de desemprego. A taxa de desemprego do Centro aumentou para 12,5%, mantendo-se, no entanto, a mais reduzida de todo o país. Na região, neste trimestre, estimavam-se 1.113,3 mil indivíduos empregados e 159,1 mil desempregados.

À semelhança do que vem ocorrendo nos últimos trimestres, mantiveram-se as dificuldades no setor empresarial: o número de empresas constituídas diminuiu e verificaram-se mais ações de insolvência, face ao período homólogo. Ao nível financeiro, registou-se uma quebra dos empréstimos concedidos pelo setor financeiro e um aumento do peso do crédito vencido. O ramo da construção registou nova contração, tendo diminuído o licenciamento de edifícios e a conclusão de obras.

Também a atividade turística da região cresceu menos do que no período homólogo. Relativamente às relações comerciais dos operadores da região com o mercado externo, observou-se um crescimento homólogo das exportações de bens, apesar de menos intenso do que nos dois trimestres anteriores.


Comentários