TURISTA DO PORTO E NORTE GASTOU MÉDIA DE 311 EUROS EM 2012

O perfil-tipo do turista estrangeiro que visitou o Porto e Norte de Portugal, durante o ano de 2012, é, maioritariamente, homem casado, que trabalha por conta de outrem, viaja acompanhado, em turismo e permanece na região cerca de sete noites, durante esse período, 311 euros.

Segundo o estudo realizado pelo IPDT – Instituto de Turismo, com base em 1.924 entrevistas presenciais efetuadas, mensalmente, na sala de embarque do Aeroporto do Porto, a maioria dos inquiridos têm como destino a cidade Invicta e optaram por voar em low-cost. Dos turistas inquiridos, a maioria viajou para o Porto e Norte de Portugal a bordo da Ryanair.

O inquérito do IPDT demonstra ainda, a este nível, que a TAP foi a segunda companhia preferida dos viajantes: cerca de um em cada quatro turistas aterrou e descolou do aeroporto de Sá Carneiro com a companhia de bandeira portuguesa.

De acordo com o estudo, em 2012, os visitantes pernoitaram na região durante 6,91 noites, número inferior ao registado no ano anterior. Porto e Braga foram as cidades preferidas para pernoitar, respetivamente, pelos turistas em visita ao Grande Porto e à região Norte.

Comparando com 2011 a evolução dos indicadores registados no ano passado, o estudo desenvolvido pelo IPDT evidencia uma redução da quota de turistas em lazer, que é compensada pelo aumento das visitas nos segmentos de negócio e de estudo. Desta análise importa ainda evidenciar o aumento da quota de mercado dos hotéis e a redução da utilização de alojamento paralelo para os turistas que pernoitam no Norte de Portugal.

Comentários

Anónimo disse…
Era interessante ver os números que mostram a diferença entre o Porto(norte) e o Resto (ou seja, os que não têm nome).

Quanto gasta 1 turista no Geres, em Guimaraes, em Chaves ou no alto Douro???

Temos de acabar com o centralismo que o turismo teima em manter