VILA REAL recebe prémio internacional de biodiversidade

Projeto ambiental inovador

A cidade portuguesa de Vila Real foi distinguida como um exemplo a seguir, a nível internacional, pelas suas ações de sustentabilidade e de preservação e educação ambiental. O Programa da Biodiversidade desenvolvido no município foi reconhecido como um dos cinco melhores projetos mundiais nesta área.

O projeto foi galardoado pelo incentivo educacional e sensibilizador que tem prestado, tendo sido elogiado o envolvimento da sociedade civil para a construção de uma consciência ambiental focada na preservação da biodiversidade.

No site oficial da Associação Internacional de Cidades Educadoras, a organização sublinhou a "dificuldade" que teve em selecionar os cinco melhores programas, graças à "quantidade extraordinária de excelentes projetos" de todo o mundo que se direcionam para esta área.

"A cidade portuguesa de Vila Real mostra as ações e os resultados de um ambicioso projeto dirigido à promoção da conservação da biodiversidade de forma compatível com o desenvolvimento económico e social da população", realçou a associação.

O projeto luso vai assim integrar a quarta monografia da Associação Internacional de Cidades Educadoras, juntamente com outras experiências ambientais que se encontram em desenvolvimento em outras quatro cidades do mundo: Barcelona (Espanha), Munique (Alemanha), Sorocaba (Brasil) e Changwon (Coreia do Sul).

"Este reconhecimento internacional vem provar que estamos a concretizar um projeto de sustentabilidade ambiental inovador e que Vila Real desempenha um papel decisivo na importante tarefa de preservar o património biológico europeu", sublinha Miguel Esteves, vereador do ambiente da autarquia, no site oficial do município.

A cidade já tinha sido distinguida a nível nacional graças ao mesmo programa, tendo sido classificada como o município da biodiversidade em Portugal. Com cerca de metade do território integrado no sistema nacional de áreas classificadas e com um dos maiores jardins botânicos da Europa, Vila Real tem ainda em vigor a criação de um Observatório da Biodiversidade para observação de espécies locais.

@DT

Comentários