Jardim: “Estou cada vez mais farto de Lisboa”

Eu estou cada vez mais farto de Lisboa. Estes 30 anos, em vez de me aproximarem de Lisboa, afastaram-me cada vez mais de Lisboa, porque eu vi muita coisa que eu chamo incompetência, chamo maldade”, afirmou Alberto João Jardim.

O governante, que discursava na 58.ª edição da Feira Agropecuária do Porto Moniz, repetiu o desejo de “mais autonomia”, desafiando os presentes: “Não temos que ter medo de andar para a frente na conquista dos nossos direitos”.

O chefe do executivo insular reconheceu que ao longo da sua vida política teve “arrelias com Lisboa” e com o seu partido, o PSD: “Obviamente, existir na Madeira quem defendesse os direitos do povo madeirense mesmo contra o seu próprio partido era incómodo para Lisboa”.

“E todos sabem que, por várias vezes, mesmo dentro do partido, eles lá em Lisboa mexeram-se para ver se se viam livres de mim. Ainda não conseguiram, ainda há muita luta para fazer”, avisou.

Alberto João Jardim abordou depois a realidade do país que, apesar da situação a que chegou, “não há maneira de Lisboa aprender”.

“E, pior, a própria União Europeia também tem andado para trás e só faz asneiras que, infelizmente, o Governo de Lisboa [de coligação PSD/CDS-PP] não sabe bater o pé”, sustentou.

O presidente do Governo Regional apontou, depois, as “loucuras impostas por Lisboa”.

“No campo da agricultura, são asneiras atrás de asneiras a incomodar o agricultor madeirense”, declarou, referindo ainda o Imposto Municipal sobre Imóveis: “(…) Pensam que são tudo prédios no meio de Lisboa e não entendem as diferenças que há em Portugal, desde Trás-os-Montes ao Algarve e, em, especial aqui nas ilhas”.

Alberto João Jardim comentou igualmente os cortes nas pensões e reformas: “Será que o senhor ministro do CDS da Segurança Social não vê que quem trabalhou a vida inteira tem que ser respeitado e não é no fim da vida que se lhe vai reduzir a pensão e a reforma?”, questionou.

O governante criticou também o aparecimento de “uns senhores de Bruxelas que pensam que a agricultura em toda a União Europeia é igual” e que “os agricultores, com a sua experiência, com a sua sabedoria de dezenas e dezenas de anos, agora têm de fazer cursos”.

“Ora, os agricultores que temos na Madeira até dão cursos a essa gente de Bruxelas e a esses ministros de Lisboa, porque não sabem nada do que é isto”, declarou, prometendo “pôr um certificado nas mãos de cada agricultor”.

O responsável informou ainda ter preparado instruções para os serviços de Finanças - “estão proibidos de com inspeções e maçadas ir aborrecer as pessoas” – ajudar “a preencher os requisitos que Bruxelas e Lisboa querem”.

Alberto João Jardim rejeitou ainda a presença da GNR na região: “Não faz sentido se ver nas estradas da Madeira uma coisa que se chama Guarda Republicana, a incomodar quem passa (…). Temos uma boa polícia na Madeira, não precisamos de outras polícias aqui”.


@NM

Comentários