segunda-feira, outubro 07, 2013

Ponte D. Maria Pia, no Porto, entre as dez mais belas do mundo


A ponte D. Maria Pia, no Porto, foi eleita uma das dez mais bonitas do mundo pelo The Guardian. No final do mês passado, o jornal britânico publicou este artigo onde apresenta as dez mais belas obras da engenharia sobre cursos de água onde Portugal ocupa o sétimo lugar.

Construída por Gustave Eiffel em 1877, a ponte portuguesa surgiu da necessidade de trazer uma linha ferroviária até ao outro lado do rio Douro sem a possibilidade de construir pilares no seu leito. Como solução, o engenheiro francês concebeu aquele que era o "arco mais amplo alguma vez construído, com um estrutura alargada onde a força é ainda maior". Hoje, "esta obra de pura engenharia é também um dos principais ícones da cidade do Porto", conta a publicação.

O top é liderado pela emblemática Old London Bridge, em Inglaterra, seguida pela ponte pedonal Umshiang, na Índia, e pelo viaduto Millau, em França, que conclui o pódio. A ponte D. Maria Pia, em sétimo lugar da tabela, ficou à frente de obras como a ponte Nanpu, na China, o aqueduto de Pontcysyllte, em Inglaterra, e a ponte Khaju, no Irão.


Etiquetas:

2 Opiniões

At quarta out 30, 07:34:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um orgulho da nossa cidade... a cair de podre. Esta cegueira!
Obg pela informação que não vi escrita em lado nenhum nem teve honras de notícia.
Cumprimentos de bettips (das "questões de moral")

 
At quinta nov 14, 06:12:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

o felizes vai lá arranjá-la com um martelo.

 

Enviar um comentário

<< Home