Ponte D. Maria Pia, no Porto, entre as dez mais belas do mundo


A ponte D. Maria Pia, no Porto, foi eleita uma das dez mais bonitas do mundo pelo The Guardian. No final do mês passado, o jornal britânico publicou este artigo onde apresenta as dez mais belas obras da engenharia sobre cursos de água onde Portugal ocupa o sétimo lugar.

Construída por Gustave Eiffel em 1877, a ponte portuguesa surgiu da necessidade de trazer uma linha ferroviária até ao outro lado do rio Douro sem a possibilidade de construir pilares no seu leito. Como solução, o engenheiro francês concebeu aquele que era o "arco mais amplo alguma vez construído, com um estrutura alargada onde a força é ainda maior". Hoje, "esta obra de pura engenharia é também um dos principais ícones da cidade do Porto", conta a publicação.

O top é liderado pela emblemática Old London Bridge, em Inglaterra, seguida pela ponte pedonal Umshiang, na Índia, e pelo viaduto Millau, em França, que conclui o pódio. A ponte D. Maria Pia, em sétimo lugar da tabela, ficou à frente de obras como a ponte Nanpu, na China, o aqueduto de Pontcysyllte, em Inglaterra, e a ponte Khaju, no Irão.


Comentários

Anónimo disse…
Um orgulho da nossa cidade... a cair de podre. Esta cegueira!
Obg pela informação que não vi escrita em lado nenhum nem teve honras de notícia.
Cumprimentos de bettips (das "questões de moral")
Anónimo disse…
o felizes vai lá arranjá-la com um martelo.