Rota do Românico considerada exemplo na aplicação de fundos comunitários


Uma avaliação feita pelo Centro de Investigação das Políticas Europeias, no âmbito de um estudo de avaliação da aplicação dos programas comunitários de coesão considerou a Rota do Românico um exemplo de boas práticas na aplicação de fundos comunitários. 

A avaliação, feita pelo Centro de Investigação das Políticas Europeias, no âmbito de um estudo de avaliação da aplicação dos programas comunitários de coesão, no período entre 1989 e 2013, abrangeu 15 regiões europeias, destacando-se em Portugal os casos de estudo das regiões do Norte e do Algarve, diz nota de imprensa.

No documento pode ler-se que o sucesso da Rota do Românico "é determinante para o desenvolvimento regional do Tâmega" e que o trabalho que tem vindo a desenvolver "pode servir de exemplo à região Norte e ao país".

"Nos últimos 15 anos foram investidos cerca de 15,5 milhões de euros na Rota do Românico, estando ainda em execução cerca de 8 milhões de euros. Os investimentos efectuados já possibilitaram e vão continuar a permitir a concretização da maioria das intervenções, quer nos monumentos quer nas suas envolventes, propostas nas candidaturas aos programas comunitários", refere a Rota do Românico.

No domínio das acções imateriais, o estudo destaca a criação de quatro centros de informação, do website, do filme promocional, de brochuras informativas e de mapas, a colocação de sinalização na rede viária, bem como a dinamização de acções lúdicas e pedagógicas nas escolas do Tâmega e Sousa.

Como resultado, mas também como forma de preparação para o QREN 2007-2013, a Rota do Românico redimensionou-se, passando a integrar novas áreas de intervenção e a disseminar os seus efeitos aos restantes seis municípios da NUT III - Tâmega. Resultados e efeitos positivos que, de acordo com o estudo, fazem com que a Rota do Românico seja "hoje um projecto significativo para o desenvolvimento regional".

Ainda segundo este estudo, o principal valor gerado pela Rota do Românico deve-se à forma como esta tem trabalhado o território, assente em sinergias e num elevado grau de cooperação entre os parceiros locais, regionais e nacionais.

Em jeito de conclusão, o estudo sublinha, ainda, o facto de a Rota do Românico adoptar "uma visão mais ampla de desenvolvimento regional, apoiando-se na ideia de que as características únicas de um território podem ser protegidas, valorizadas e promovidas".

@VO

Comentários