sábado, junho 21, 2014

BARRAGEM DO TUA: MACNAMARA TORNA-SE EMBAIXADOR INTERNACIONAL CONTRA A CONSTRUÇÃO

O surfista Garrett MacNamara tornou-se embaixador internacional da plataforma "Salvar o Tua, Proteger o Douro", que luta contra a construção da barragem de Foz Tua

Aos poucos, a plataforma Salvar o Tua, Proteger o Douro , que luta contra a construção da barragem de Foz Tua, vai ganhando apoios de peso. Desta feita é Garrett MacNamara - conhecido por ter surfado, na Nazaré, a maior onda do mundo - a dar cara contra a inundação do Vale do Tua e a destruição da centenária linha ferroviária.

MacNamara está no Brasil, mas foi contactado pela Plataforma, que lhe enviou os relatórios já antes remetidos à UNESCO, expondo os argumentos contra a construção do megaprojeto hidroelétrico. Segundo a organização, o norte-americano aderiu de imediato.

"Recebi um e-mail sobre a grave situação e não podia acreditar no que estava a ser proposto! Acredito que quanto mais deixarmos o ambiente no seu estado natural melhor será para todos, a longo prazo", defendeu o surfista, numa nota enviada à redações pela Plataforma.

Mas mais vozes, de todos os quadrantes políticos, sociais e económicos se têm juntado. Talvez porque a plataforma "Salvar o Tua, Proteger o Douro" reúna não só associações de defesa do ambiente mas também produtores de vinho no Douro, neste momento sete, entre elas a Esporão e a Muxagat.

Aliás, foram lançados dois vinhos - Assobio 2011 (Quinta dos Murças) e Muxagat Tinta Barroca (Muxagat) - cujas vendas revertem integralmente a favor das ações da campanha.

João Joanaz de Melo, do Geota - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente - anunciou ontem, na apresentação do novo site da Plataforma, que Manuela Ferreira Leite e Mário Soares subscreviam o manifesto que defende um outro modelo de desenvolvimento para o Vale do Tua e que outras empresas da região, nomeadamente turísticas, estavam em vias de se juntar à Plataforma.

O ambientalista falou na apresentação do vídeo da música pelo Tua , composta por Márcia e Luísa Sobral. A música é interpretada por um vasto leque de artistas, que assim se juntam também à causa: Amélia Muge, André Tentugal (We trust), Catarina Salinas (Best Youth), Frankie Chavez, Luisa Sobral, Mafalda Veiga, Márcia, Marta Ren, Rui Reininho, Samuel Úria, Selma Uamusse, Susana Travassos e Tiago Bettencourt.

Etiquetas: