O PS e a derrota no referendo da regionalização


Fernando Gomes responsabiliza PS pela derrota no referendo da regionalização em 1998

No passado dia 31 de Janeiro o ex-presidente da Câmara do Porto Fernando Gomes disse no seu discurso que "a tremenda derrota" no referendo nacional da regionalização de 1998 aconteceu porque o PS conduziu de forma errada o processo, considerando-o um momento "triste e baixo".

"Quando faço a retrospectiva do que se passou, apenas um momento me deixa particularmente triste. Foi quando a direcção nacional do PS entendeu levar por diante, de uma forma tão pouco cuidada - para não dizer coisas piores - o processo de regionalização. E ao aceitar o referendo nacional, tivemos aquela tremenda derrota. Tremenda derrota do país e tremenda derrota no Norte", sustentou.

Na opinião de Fernando Gomes, a derrota "não aconteceu por acaso", mas porque "o PS, ao seu mais alto nível" - então liderado por António Guterres -, "conduziu de forma errada todo o processo".

"E foi, neste período de 12 anos, provavelmente o momento mais triste, o momento mais baixo para o PS, o momento de tristeza para o Norte que nós tanto tínhamos reivindicado como bastião para o avanço da regionalização. Até no Norte nós acabamos por perder este processo", lamentou.


@

Comentários