Rui Rio: Regionalização “bem feita” diminui a despesa pública


O antigo presidente da Câmara do Porto disse este sábado que "no dia em que Portugal se predispuser a fazer um debate sério e sensato sobre a regionalização", o país dá "um passo em frente".

O antigo presidente da Câmara Municipal do Porto Rui Rio (PSD) disse no sábado (6 maio 2017) que uma regionalização bem feita diminui a despesa pública e defendeu um debate sério e sensato sobre o tema em Portugal.

“Eu acredito que no dia em que Portugal se predispuser a fazer um debate sério e sensato sobre a regionalização, damos um passo em frente — ou podemos dar, se a coisa for bem feita — para ter uma despesa pública menor e uma despesa pública muito mais eficiente”, disse Rui Rio, em Pombal, durante um encontro de autarcas do PSD.

Intervindo no II Congresso de Autarcas do PSD do distrito de Leiria, o também antigo vice-presidente social-democrata nas lideranças de Durão Barroso, Santana Lopes e Manuela Ferreira Leite, afirmou que a regionalização não aumenta a despesa pública “ao contrário do que muitos pensam e dizem”.

Rui Rio destacou a performance do poder local em Portugal ao nível económico e financeiro, mas também no desenvolvimento municipal, frisando que na dívida pública de cerca de 130% do Produto Interno Bruto (PIB) “a parte correspondente às câmaras municipais é de apenas 2,5%”.

Quem deu cabo das finanças públicas deste país não foram as autarquias, foi a Administração Central. Quem é despesista é a Administração Central. Isto é absolutamente inequívoco”, argumentou. Para Rui Rio, em 40 anos de poder local democrático, as câmaras “endividaram-se pouco” e fizeram um trabalho “notável”.
 (...)

Comentários

Anónimo disse…
O que é que o Sr. Capitão António Felizes pensa sobre Olivença e o seu retorno à administração portuguesa?
Anónimo disse…
Isso é que era regionalizar!