MARCELO É OBSTÁCULO À REGIONALIZAÇÃO ...!

Costa não crê em avanço da regionalização "nos mandatos" de Marcelo

Convém conhecer a história de como fracassou o anterior referendo à regionalização e qual o quadro que o então líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, criou para que o processo possa um dia ser retomado", disse o primeiro-ministro em entrevista ao Porto Canal.

O primeiro-ministro, António Costa, declarou na passada sexta-feira não acreditar que a regionalização avance significativamente "nos mandatos do atual Presidente da República", argumentando que perante a "posição histórica" de Marcelo Rebelo de Sousa deve evitar-se esse "tema fraturante".

"Não creio que nos mandatos do atual Presidente da República o processo avance significativamente. Convém conhecer a história de como fracassou o anterior referendo à regionalização e qual o quadro que o então líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, criou para que o processo possa um dia ser retomado", disse António Costa.
Em entrevista ao Porto Canal, o chefe do Governo recorda o processo de revisão constitucional de 1997, que se seguiu ao fracasso da regionalização em referendo nacional, no qual o PSD, liderado por Marcelo Rebelo de Sousa, "impôs um mecanismo que exige obrigatoriamente referendo para se poder avançar na regionalização, quer um referendo sobre o 'sim' à regionalização, quer depois referendos sobre o mapa em concreto".

António Costa concluiu mais à frente: "Tendo em conta a posição histórica do Presidente da República, acho que também devemos evitar colocar um tema fraturante entre os decisores políticos e o Presidente da República, entre o país e o Presidente da República".
O primeiro-ministro, que sublinhou ter sido sempre favorável ao processo de regionalização, apontou aquilo que tem sido cumprido pelo Governo no âmbito da descentralização para os municípios e para as freguesias, considerando tratar-se de um "avanço significativo".
"Estamos a fazer o que podemos fazer: freguesia e município", declarou, referindo também a eleição dos presidentes das Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) pelos autarcas.
Para o primeiro-ministro, "consolidar o atual modelo das CCDR, consolidar a eleição dos seus dirigentes, é um passo que ajudará o país a ganhar confiança" no processo.
"O voluntarismo com que o tema foi tratado há 20 anos deve servir de lição para todos", vincou, argumentando que, quando o tema for retomado, deverá ser "em bases sólidas de grande consenso nacional, sem fantasmas sobre o despesismo, sobre a fratura do país, de uma forma consolidada".
Para António Costa, este é um tema que "deve ser gerido com a devida sabedoria e não com precipitações".
(...)
@ RR


Comentários

Em relação à matéria em apreço, creio já ter manifestado a minha opinião. Peço desculpa se me repetir.

Desde que foi colocada a panaceia da DESCENTRALIZAÇÃO, sempre achei que tal estratégia é "gato escondido com o rabo de fora".

Perante o número crescente de autarcas e outros (ex-antiregionalistas) a manifestarem-se pela criação de REGIÕES (com poder legitimado) os ANTI-REGIÕES
como o actual Presidente, respondem com a adocicada,confusa e desfocada "prenda" da DESCENTRALIZAÇÃO.

Assim vão entretendo todos aqueles que aspiram a que o CENTRALISMO seja varrido da governação do País. A posição assumida pelo Presidente do Município do Porto é clara. Perante o embuste disse, NÃO!.

E esta é a posição correcta perante o que nos é proposto.

Embarcar na "treta" da DESCENTRALIZAÇÃO" é o mesmo que abrir a porta,deixá-la entrar, empurrando definitivamente a REGIONALIZAÇÃO pela janela.

Cumprimentos
pvnam disse…
Marcelo, António Costa: BOYS DOS PARTIDOS DO SISTEMA
.
.
PNR, FN, etc, estão cheios de pessoal com tiques dos impérios: não obrigado!
.
NEM TIQUES DOS IMPÉRIOS, NEM CORRIDAS DEMOGRÁFICAS, SEPARATISMO-50-50:
-» Para que o planeta Terra seja um planeta aonde povos autóctones possam viver e prosperar ao seu ritmo.
.
Ou seja:
- Todos Diferentes, Todos Iguais... isto é: todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta ---» INCLUSIVE as de rendimento demográfico mais baixo, INCLUSIVE as economicamente menos rentáveis.
.
.
Nota 1: Os 'globalization-lovers', UE-lovers. smartphone-lovers (i.e., os indiferentes para com as questões políticas), etc, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
-»»» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com/.
.
Nota 2: Os Separatistas-50-50 não são fundamentalistas: leia-se, para os separatistas-50-50 devem ser considerados nativos todas as pessoas que valorizam mais a sua condição 'nativo', do que a sua condição 'globalization-lover'.
.
.
.
.
Anexo 1:
O SEPARATISMO VAI PERMITIR SALVAGUARDAR DIREITOS/VALORES DAS SOCIEDADES TRADICIONALMENTE MONOGÃMICAS
.
Tal como eu explico no blog «http://tabusexo.blogspot.com/», o Tabu-Sexo foi introduzido com o objectivo de proporcionar uma melhor Rentabilização dos Recursos Humanos da Sociedade... leia-se, o verdadeiro objectivo do Tabu-Sexo era proceder à integração social dos machos mais fracos!!!
.
Como seria de esperar, com o fim do tabu-sexo aumentou o número de machos sem filhos das sociedades tradicionalmente monogâmicas.
Ora, promover a Monoparentalidade (sem 'beliscar' a Parentalidade Tradicional, e vice-versa) é evolução natural das sociedades tradicionalmente monogâmicas!!!
Explicando melhor:
- urge dar incentivos à disponibilidade emocional individual... isto é, ou seja, a orientação sexual é irrelevante... IMPORTANTE MESMO é a disponibilidade emocional do indivíduo para criar/educar crianças.
.
Existem sociedades tradicionalmente poligâmicas (nestas sociedades apenas os machos mais fortes é que possuem filhos) de elevada demografia... só o SEPARATISMO vai permitir salvar Direitos/valores das sociedades tradicionalmente monogâmicas.
.
.
.
Anexo 2:
'CORTE' COM OS PARTIDOS DO SISTEMA
.
Os partidos do sistema adoram andar por aí a decretar sanções sobre povos autóctones que cometem o «crime» de querer viver pacatamente no planeta.
.
Ex 1:
Os «grupos rebeldes» não possuem fábricas de armamento... no entanto, máfias do armamento fornecem-lhes armas... para depois terem acesso a recursos naturais (petróleo, etc) ao desbarato, e para obrigarem outros a comprar armamento, e para deslocarem refugiados para aonde existem investimentos ávidos de mão-de-obra servil de baixo custo;... ora: os partidos do sistema (ao mesmo tempo que deixam incólumes os países aonde a máfia do armamento tem instaladas as suas fábricas) decretam sanções sobre povos autóctones que cometem o «crime» de querer viver pacatamente no planeta!?!
.
Ex 2:
A alta finança ganha milhares de milhões em especulação financeira... mas os partidos do sistema não querem que a Taxa-Tobin seja implementada/usada para ajudar os povos mais pobres..., os partidos do sistema querem que a ajuda aos mais pobres seja feita à custa da degradação das condições de trabalho da mão-de-obra servil de outros povos.
Anónimo disse…
O Felizes tem a mania que é esperto. Anda armado em político e julga que vai ser Primeiro-Ministro.