PSD: Ruas, solidário com Menezes, quer que novo líder o "conquiste"

Apesar de Menezes ainda não ter dito se fica ou sai da autarquia, e tendo em conta que não é deputado na Assembleia da República, a perspectiva de continuar a dirigir a Câmara de Gaia é elogiada por Ruas, que acumula a gestão do município de Viseu com a liderança da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

O autarca de Viseu, assumiu que, no lugar de Menezes, a sua opção passaria por manter-se na autarquia, lembrando "vários exemplos europeus" onde este cenário existe sem prejuízo para os líderes partidários.

Fernando Ruas, que foi uma das principais caras da candidatura de Marques Mendes no distrito de Viseu, lançou, entretanto, uma espécie de desafio ao novo líder do PSD: "Espero que ele agora me conquiste", disse, sublinhando que Menezes pode, desde já, contar com a sua solidariedade.

Recorrendo a uma metáfora automobilística, especificou: "Na Fórmula 1 costuma haver dois pilotos, e eu, como mero mecânico, tanto levanto as rodas a um como a outro quando entram nas boxes".

Questionado sobre o que Menezes necessita para o conquistar, Fernando Ruas explicou que isso passa, entre outros requisitos, pela subida nas sondagens do PSD e pelo cumprimento de alguns pontos no processo de avanço da regionalização no país.

Sobre a questão da regionalização, que aparentemente pode beneficiar da existência de pontos de vista semelhantes entre Menezes e o primeiro-ministro, José Sócrates, Ruas diz não entender o porquê do "tabu que existe no país sobre esta matéria".

"Nem entendo porque é que foi preciso o Comité das Regiões da União Europeia ter colocado a questão na mesa para que em Portugal se voltasse a falar do assunto", disse o autarca de Viseu, explicando que, "para o interior do país, não há nada pior que a actual situação".

Comentários