Manuela Ferreira Leite não quer a regionalização para que o PSD não fique ao lado PS., o que serviria os interesses do PS. E os interesses do país interessam?! António Prôa tem uma moção que encara a regionalização como um erro para o país que tem outros problemas a resolver e defende o municipalismo. Não ficam de fora questões regionais que os munícipios não têm escala nem entendimento para as resolver? Miguel Relvas não quer reabertura do dossier regionalização e defende a sua reforma administrativa. Faltava-lhe uma questão essencial: a legitimidade democrática, a força e dinâmica que advêm de eleições! Mendes Bota diz que
a política de descentralização defendida por Miguel Relvas “foi um fiasco”. Luis Filipe Menezes responde prudentemente sobre a regionalização que “Dentro do PSD há uma posição bastante diferenciada. Devemos assumir a nossa pluralidade e na altura própria decidir.” Isto dará que pensar aos defensores da regionalização, como, por exemplo, Mendes Bota, que ajudaram a eleger Menezes.
Comentários
Vamos esperar que, sobre esta matéria da Regionalizaçao, esta posição titubeante de LF Menezes não tenha passado de uma manobra tactica no sentido de, nesta fase, evitar clivagens partidárias.
Então os votos do BE, do PCP, do PS e dos REGIONALISTAS do PSD, incluindo Menezes, não chegam para aprovar o TAL EVENTUAL referendo?
Gente insegura????!!!!!
Assim é! Não devemos hostilizar os centralistas nem os anti-regionalistas mas sim, a exemplo de muitos outros, tentar, com os nossos fortes argumentos, persuadi-los a acompanhar-nos.
Caro al cardoso,
O PPD de Sá Carneiro era profundamente regionalista e daí resultou um PSD com forte implantação municipal. Todavia, quando falamos em instituição de regiões administrativas temos que olhar, não para os interesses partidários, mas, outrossim, para o superior interesse nacional.
Mas os tempos mudaram...