Regionalização: PCP propõe Alentejo para «região piloto»

200O PCP de Évora avançou hoje com a proposta de tornar o Alentejo uma «região piloto», tendo em vista uma futura concretização da regionalização em Portugal.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Direcção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP volta a defender o processo de regionalização e a criação de uma região «polinucleada» no Alentejo.

O responsável da DOREV do PCP, João Pauzinho, adiantou à Lusa que a proposta do partido aponta para uma «região polinucleada», abrangendo os 47 concelhos alentejanos, para «defender a identidade e a unidade cultural territorial do Alentejo».

«Há todas as condições políticas, com uma maioria PS no Parlamento, para que a regionalização avance e o Alentejo pode servir como uma região piloto», afirmou.

A posição dos comunistas surge depois da Federação Distrital de Évora do PS ter reiterado a defesa da regionalização e de criação de uma única região administrativa no Alentejo, garantindo ser «um projecto sério e com vantagens para as pessoas».

A federação socialista alegou que se trata de «uma reforma fundamental, não por motivos de conquista do poder, mas por razões de eficácia de governação e de melhoria das condições de vida das populações».

Fonte "Diario Digital"

Comentários

Anónimo disse…
E têm razão, mas...
E também tem razões para isso o Algarve, mas...
Foram as duas únicas regiões (agora nas 5 regiões plano) que votaram SIM às duas perguntas no FEDORENTO REFERENDO MARCELISTA!!!

Porque coloco (...) depois do meu mas?

Esta proposta pode envenenar o processo.

Se alguma coisa corre mal no projecto "piloto"...lá se vai a Regionalização?

Não meu Senhores.

Queremos o PAIS regionalizado..TODO.. face às 5 Regiões Plano. PONTO FINAL

cumprimentos
templario disse…

Esta tomada de posição do PCP revela que está perdido numa encruzilhada e que neste momento está a defender a regionalização para não perder a face. Aliás, penso que esta proposta pública de região piloto (Alentejo) é para a atirar para um turbilhão e lançar tudo à "porrada", sem deixar de querer tomar a dianteira. O PCP, caso a regionalização fosse para a frente (que não acredito, nem desejo), sairia perdedor em toda a linha. O Alentejo, sua esperança, escapar-lhe-ia.

Pois é (para o autor do 1º. comentário), e "se alguma coisa corre mal?). E eu pergunto: e se a regionalização corresse mal?

O artigo de António Barreto no "Público" de 18/11/07 que este Blog publica é bem elucidativo sobre a actuação dos partidos acerca dos problemas nacionais.

Cada um deles conta espingardas. Só que esta questão não é para aventuras.

De resto, não vai haver regionalização nenhuma porque o povo vai refutá-la. É minha convicção.
Anónimo disse…
Regiões-piloto, em bom rigor, foram (e ainda são) os Açores e a Madeira!


Correu mal? Pois então, se não correu nada mal em micro-regiões como as insulares, por que haveria de correr mal no Continente? Somos assim tão piores que os ilhéus? Acreditam mesmo nisso?


Querem mais experiências? Comprem um tubo de ensaio...
Anónimo disse…
ou uns óculos...mais apropriados, para quem não quer a desenvolvimento das Regiões na Europa..

ou emtão que viagem mais...só teorias centralistas..já chega

cumorimentos