Tese sobre a Regionalização

A nossa tendência para discutir "peanuts" é demoníaca. Ontem, ao percorrer o "site" da Suíça, verifiquei que todo o País tinha 13 aeroportos, onde a descentralização se identifica com grande autonomia de decisão política. Deixem lá a versão do "sou o melhor da minha rua", só para impedir que os outros melhorem.

O mais importante e desvincularmos-nos das decisões políticas centralizadas e centralizadoras, com a implementação da regionalização. Esta reorganização política só será eficaz se forem tomadas as decisões seguintes:

(1) Criar 7 Regiões Autónomas, no continente, a partir das Regiões Naturais
(2) Reduzir o número de deputados para 180 (o mínimo constitucional).
(3) Reduzir o número de ministros de 17 para 11 (incluindo o primeiro ministro).
(4) Cada ministério ter, no máximo, 3 secretarias de estado.
(5) Racionalizar e reorganizar todos os organismos públicos em função das 7 regiões.
(6) Reorganizar o sistema judicial, delineando um mapa judicial consentâneo com as 7 regiões autónomas a criar.
(7) Diminuir o número de tribunais de tutela e transformar o tribunal de contas num conselho superior de auditoria e "revisoria" das contas (todas) do estado.
(8) Reduzir para 7 o número de secretarias regionais.

Se se conseguir isto já chega e muitos ficarão a coçar a cabeça, outros começar a fazer contas à sua "vidinha" (se fosse vida, seria muito melhor).

Por isso, deixem-se de "bijutarias", por favor; com estas acções poderá afirmar-se que estaremos a prosseguir altos desígnios nacionais que é o que falta eleger, desde sempre:

(a) Desenvolvimento económico e social.
(b) Conhecimento e tecnologia.
(c) Equilíbrio social
(d) Soberania

Se o realizarmos, deixaremos de ser uma espécie (não é de "magazine" nem de "reveillon", coitados), de lanterna vermelha da União Europeia.

E o Tratado de Lisboa? Não é nada?
Claro que é, mas de preferência para os outros, já muito mais evoluidos.

Anónimo pró-7RA
.

Comentários

Anónimo disse…
1) Proposta aos regionalistas convictos não obstinados:

PROPOSTA

CRIAÇÃO DO MOVIMENTO CÌVICO
A FAVOR DA REGIONALIZAÇÃO
SETRA (7RA)

2)E um convite:

CONVITE

CONVIDAR OS ANTI-REGIONALSTAS
OBSTINADOS E OS OUTROS
A ADERIR AO MOVIMENTO

Anónimo pró-7RA
Anónimo disse…
Já que não contesta o texto e como ele no seu post tem a máxima de Hegel, espero que não se importe de
DISCUTIR as vantagens de um "pró 5"

não acha?

além do mais fica-nos mais barato e não temos o pecado capital

ponha PF um risco no 7
Escreva como antigamente.

Anónimo 4
Anónimo disse…
Não tenho qualquer problema em discutir o 5. As regiões plano cheira já muito a bfio, é mais do mesmo, com o perigo de gerar centralidades excessivas. Estou agora convencido que o problema da regionalização é já mais que um problema de custos. Sendo sempre relevante o problema que pode resultar da análise custo benefício, o principal bloquemanto no nosso País é o desperdício em todos os recursos aplicados, nomeadamente os financeiros. Por isso, a análise simplista centrada só nos custos, cheira-me a análise amanuense que é o que, no fundo, somos.
Convido a ver as virtualidades das SETRA, sem pressas nem obstinações.
Cumprimentos.
Anónimo pró-7RA
Anónimo disse…
Oh 7RA, como é que é possivel, com ideias tão bem apresentadas, borrar a pintura toda ao chamar amanuenses a quem se preocupa com os custos.
Os gastadores são heróis?
Cuidado...
Então não andámos tantos anos a dizer que essa teoria por ser utilizada por Salazar, era errada.
Anónimo disse…
Caro Anónimo,

Obrigado pelo elogio, mas atente que só se pretendeu dar mais importância à análise custo benefício e não somente à análise dos cutos porque é uma análise incompleta, logo de amanuense.
Por isso, quem quiser concentrar-se só na análise dos custos (qualquer solução de regionalização os terá, umas mais que outras) pode e tem todo o direito a fazê-lo, mas é um trabalho incompleto e de controlo administrativo puro, logo de "amanuense".
Aí o Prof. Salazar esteve bastante bem, durante mais de 40 anos, e até bem demais (não teria havido necessidade, diria o HJ).
Espero ter-me explicado e contribuido para "limpar a nódoa".
No fim de tudo, o mais importante é vermo-nos livres de políticas centralizadoras e centralizadas, na opinião sempre defensora das 7 Regiões Autónomas, tomando por base as Regiões Naturais do território continental.

Anónimo pró-7RA
Anónimo disse…
Nãpo há luta possivel entre as regiões em 5...

A "luta", "custos" e "dor" no futuro é meter "dois" "espinhos" no meio das 5, quando uma está Já tão dentro e tão perto do poder central (AM-Lx) e outra no Norte (AMP) a degladiar-se com essa "dita" a Sul.

Compare investimentos e proveitos.

Pró 5

Anónimo 4
Anónimo disse…
A regionalização não é uma luta de boxe.
Peço-lhe que se actualize em conhecimento e, especialmente, nos temas da regionalização.
Não insista no poder central, procure livrar-se dele, da melhor maneira; o seu exemplo argumentativo deita por terra qualquer esforço no sentido da regionalização.
Os antiregionalistas hão-de agradecer-lhe, mais tarde com uma oportuna condecoração.
Quanto ao risco no sete, preocupe-se com outras coisas mais importantes e não insiste no fútil e acessório.

Anónimo pró-7RA
Anónimo disse…
pois não...

nós até já temos definidas as 5 regiões plano...está a ver não está?

O gancho que alguem quer dar, de direita ou esquerda não é meu...

esta foi KO não foi?

pró 5...JÁ

Anónimo 4
Anónimo disse…
É verdade que já estão definidas, burocraticamente e toda a gente sabe muito bem no que tem dado: ATRASO CRÓNICO.
Bem me parecia que para o Anónimo 4tudo isto é uma questão de pugilismo.
Fique-se bem com o 5, fico melhor com o 7RA.
Até sempre.

Anónimo pró-7RA
Anónimo disse…
Aos defensores da Regionalização,

Neste post foi formulada uma proposta para a criação de um movimento defensor da Regionalização, sem nomear qualquer especificação para a sua implementação.
Esta proposta já tem alguns dias e ninguém se aprontou a concordar ou a discordar e muito menos a deris de corpo e alma. Esta falta de "interesse" é precisamente igual à dos referendos, razão pela qual vão quase todos à "falência". Por outro lado, também me leva a crer que não existe um interesse muito real e convicto na implementação da regionalização, para além da participação cómoda neste importante blog. Só que este blog não é suficiente, para os fins políticos em vista, apesar do grande contributo que está dar. Teremos que saltar da cadeira ou do sofá cómodo que cada tem instalado em casa (esta é a parte mais difícil).
Tal proposta, nem um ai nem um ui teve, razão pela qual se apresenta novamente, propondo ainda que tenha a sua sede em Freixo-de-Espada à Cinta (Região de Trãs-os-Montes a Alto Douro), só pelo facto de outras cidades terem visibilidade que chegue, muitas vezes pelas piores razões.
Esclareço que não tenho familiares, amigos ou bens naquela vila, razão pela qual esta escolha assume um valor simbólico para os grandes desígnios associados à regionalização.
Vamos lá a ver quem tem coragem para aderir à futura "ASSOCIAÇÃO 7RA (SETRA)DA REGIONALIZAÇÃO", associação privada de interesse público, com sede em Freixo de Espada à Cinta.
Então, verdadeiros regionalistas, como é? Nem um pio? Acham descabida esta proposta ou têm receio de virem a ser "atormentados"?

Anónimo pró-7RA.
Miguel Coelho disse…
Caro adepto das 7 Regiões

Eu também sou um adepto da regionalização a 7 (5+2).

Deste já estou disposto a contribuir para a criação de um movimento para expor as vantagens deste conceito de regionalização

Atentamente

Miguel Coelho
(http://forumregioes.blogspot.com/)
Anónimo disse…
Ainda bem que concorda com 7 regiões. Mas!, incluir Áreas Mteropolitanas de Lisboa e Porto, daqui a algum tempo, ingovernáveis?
As AM são coneitos ultrapassados, deve-se regionalizar-se mesmo, ainda com maior intensidade. Por isso 7 Regiões Autónomas, sem áreas metropolitanas cujo desempenho desconheço até hoje.

Anónimo pró-7RA
Anónimo disse…
APOIADO anónimo pró 7RA...
ESPERO SINCERAMENTE QUE A SUA IDEIA VÁ PARA A FRENTE
Anónimo disse…
Já são 4 apoios incondicionais. Para o pró 5 é que não vejo nada.
Isto vai evoluindo, vai evoluindo ... para o Anónimo pró-7RA. Ele lá sabe.

Anónimo N
Anónimo disse…
Regionalistas,

Andei umas semanas a tentar esgalhar umas opiniões sobre o tema da Regionalização, elaborei o texto, entreguei-o neste "blog", mereceu a classificação de "TESE SOBRE A REGIONALIZAÇÃO" e os vestutos defensores de pró 5, pró 3
(bem, com 1 única região já temos e conhecemos os resultados terceiro mundistas) e outros prós que não 7RA nunca apresentaram nenhuma posição dizendo: - EU REJEITO, POR ISTO, ISTO E AQUILO.
O que vi foi ver conjugado e escrito o verbo rejeitar na promeira pessoa do singular: - EU REJEITO e ficaram por aqui. Mas a argumentação a favor ou contra sobre o isto, mais isto e o aquilo das 7RA ficou no tinteiro a aguardar melhores dias.
Mas que raio de regionalistas me sairam!. Será da amnésia, da anemia ou do mais que seja? Até eu já não começo a lembrar-me.
E a proposta sobre a criação de uma Associação, com sede em Freixo de Espada à Cinta? Como é ...?

Anónimo pró-7RA.

PS - Querem mais milho, do importado? De bicicletas, só preciso de 7, uma para cada Região Autónoma.
Anónimo disse…
Respostas? Viste-las? Nem sombras da confraria pró-5 (five). Só sabem terminar: - "Disse". E mais nada; que parlapatice, Santo Deus.

Anónimo N
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,

(Apoiantes das 7 Regiões Autónomas)

Através deste blog vou iniciar a apresentação dos principais argumentos justificativos da necessidade de: 1º. Livrarmo-nos de políticas centralizadas e centralizadoras; 2º. Implementar a regionalização, com base nas Regiões Naturais do nosso País que são 11 Regiões histórica, geográfica e antrolpológicamente bem definidas.

O que vier na ser escrito será destinado, em primeiro lugar, aos apoiantes, actuais e futuros, da solução regionalista que defendemos, estando sempre prontos a acolher aqueles que passem a ver, na solução da confraria pró-5, um retrocesso nos desígnios do processo de regionalização.
Fá-lo-ei sempre neste local do blog: "Tese sobre a Regionalização", a primeira e até agora única apresentada sob esta forma e que muito me agradou.
Peço o favor de não esquecerem e de se pronunciarem sobre a criação da Associação com sede em Freixo de Espada à Cinta para inívio e consolidaão rápida de um movimento pró-regionalização com sustentação prática e populacional no sentido do desenvolvimento. Na verdade já outro movimento começa a estar em marcha, pelos vistos e em emitação ao nosso.
Temos a certeza (é o normal) que vamos ser atacados com "argumentos de tasca" e criticados por "comentadores de bancada". Mas não teria interesse se fosse de outra maneira.

7 REGIÕES AUTÓNOMAS
(sempre com ponto final)

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponyo final)
Anónimo disse…
Defensores da Regionalização (7RA)

Queria lembrar que os nossos opositores estão â espera dos nossos escritos para nos atacarem como "gato a bofe", tendo começado já a enervar-se por não ter ainda aparecido ainda "NADA ESCRITO".
Não perdem por esperar, por isso há que ter paciência com eles. Ainda precisam de fazer muito estágio, pois estão muito esclerosados mentalmente e tudo por causa dessa lei que foi aprovada nos idos de 1991.
Aos apoiantes SETRA (7RA) queria reiterar o meu reconhecimento ao verificar que se trata de pessoas que têm já bem pensada a regionalização e a necessidade de não ser implementada de qualquer maneira.
Os nossos opositores são como aquelas crianças a quem lhes foi dado o primeiro brinquedo para a mão e ficaram tão atónitos que já não o querem largar.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Fiz hoje uma revisão das intervenções neste "blog" e verifiquei que, em mais de 95% das intervenções analisadas, acabam sempre com a assinatura de:

Anónimo pró-7RA

(isto é, sem resposta).
A seguir a esta assinatura, por isso, não tem aparecido mais nenhuma intervenção.
Por outro lado, as que apresentam argumentos objectivos são indubitavelmente dos apoiantes da regionalização, repito: APOIANTES DA REGIONALIZAÇÃO.
Os restantes andam a passear o blog com os "COMENTÁRIOS DE BANCADA" e os "ARGUMENTOS DE TASCA", duvidando que alguma vez venham a ter capacidade para argumentar objectivamente tanto a favor como contra a regionalização.
Neste contexto, permitam-me que enumere os apoiantes da regionalização, na versão de:

7 REGIÕES AUTÓNOMAS

Emletra grande por duas razões:
1ª. - Pela sua importância no desenvolvimento.
2ª. - Para que os seus opositores a vejam melhor.

Lista de apoiantes (agradeço que a corrijam se estiver incompleta ou errada).

1) Anónimo pró-7RA
2) Anónimo Beira Interior
3) Anónimo Região Autónoma Madeira
4) Anónimo Passos de Ferreira
5) Miguel
6) Anónimo N
7) Anónimo VdA

Futuros apoiantes:

8) Todos os futuros intervenientes.

EXCLUÍDOS: todos os confrariais (estes já foram, definitivamente, à vida), com bastante desgosto regionalista.

"É a vida ...", como disse o ex-patrono de alguns.

Anónimo pró-7RA. (agora, MAIS QUE NUNCA, sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Ninguém pia
Anónimo disse…
Eu já não concordo com ele sobre a solução para a regionalização. Mas tenho que fazer justiça; ele fez aqui uma das melhores sínteses entre política e regionalização que vi até hoje; nem os mais entendidos conseguiram; só que explicações nada, não deu nada e é lamentável.

Anónimo VdA
Anónimo disse…
Caros Defensores das 7 Regiões Autónomas,

Em primeiro lugar, um voto de boa viagem para o Anónimo VdA e que seja muito feliz no seio dos seus novos comparsas.
Em segundo lugar, sugiro aos meus companheiros que emitam as suas opiniões neste post relacionado com a "TESE SOBRE A REGIONALIZAÇÃO" como se fosse a nossa sede.
Em terceiro lugar, é aqui que exporeo os meus argumentos em defesa das 7 Regiões Autónomas.
Em quarto lugar, só darei opinião sobre futuros post's quando reconhecer que vale a pena fazê-lo.
Em quinto lugar, lamento que os meus opositores se tenham abstido de dar opiniões ao cumprirem a ordem "NINGUÉM PIA" dada por uma apoiante das 5RA e que só agora estejam de volta.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)