Turismo Regional

Turismo: Centro foi a região que mais cresceu em dormidas de estrangeiros em 2007

Coimbra, 18 Mar (Lusa)

O Centro foi a região que mais cresceu em dormidas de turistas estrangeiros em 2007, com um aumento de 16 por cento, representando o mercado espanhol quase um terço do fluxo desses visitantes.

Os dados, divulgados hoje em conferência de imprensa, reportam-se a uma recolha do Instituto Nacional de Estatística (INE) entre Janeiro e Novembro de 2007, com um total de 1.355.377 dormidas de estrangeiros, com os espanhóis a contribuírem com 416.003.

A região Norte, com um crescimento de 12,9 por cento em dormidas de estrangeiros figura a seguir ao Centro, que no conjunto das dormidas (de estrangeiros e nacionais) apresentou um crescimento de 7,1 por cento em igual período.

Pedro Machado, presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, hoje, em conferência de imprensa, referiu que a estratégia para o ano de 2008 é consolidar o crescimento e os mercados, e se no final do ano "o crescimento for homólogo já será uma grande vitória".

O mercado espanhol continuará a ser a grande aposta, e para esse mercado serão investidos cerca de 70 por cento dos 600 mil euros que a agência orçamentou para promoção externa em 2008.

Deparando-se com um constrangimento em relação a outras regiões, em virtude de não dispor de um aeroporto, o Centro aposta no mercado de proximidade, e no potencial de crescimento que este representa, induzido pelas acessibilidades terrestres, explicou Pedro Machado.

Em termos de proveitos dos estabelecimentos hoteleiros, o Centro de Portugal no mesmo período de 2007 atingiu valores a rondar os 169 milhões de euros, mais 12 por cento do que em 2006, segundo os dados hoje divulgados.

Com os cerca de 173 mil dormidas os italianos figuram no segundo lugar entre os estrangeiros que pernoitaram na região centro, seguidos pelos franceses, alemães, ingleses e americanos. Com os 65 mil originários dos EUA, que aumentaram 17 por cento relativamente a 2006, o Centro superou em 10.500 dormidas o Porto e região norte.

Na região centro em 2007, embora sem grande expressão em termos globais, registaram um elevado crescimento os visitantes da Polónia (mais 106 por cento), Noruega (mais 84 por cento), Finlândia (mais 70 por cento) e Rússia (61 por e cento).

Lusa
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Só a regionalização política - 7 Regiões Autónomas, nunca a administrativa, terá condições objectivas para potenciar estes resultados na actividade turística se pugnar por investimentos selectivos por critérios de qualidade inquestionável, de forma a evitar a massificação que tanto tem prejudicado zonas turísticas de outras regiões e do nosso país.

Assim seja, amen.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)