PCP acusa Governo de adiar regionalização

O PCP acusou esta terça-feira, 13, o Governo socialista de “adiar para as calendas gregas” a regionalização, de forma a “centralizar todas as decisões” relativas à gestão do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Em conferência de imprensa, realizada em Beja, a Direcção Regional do Alentejo (DRA) do PCP alega que as autarquias e outras entidades do Alentejo “ficam afastadas do processo de decisão” no novo quadro de apoios comunitários 2007-2013.

“Se houvesse regionalização, a distribuição e aplicação dos fundos comunitários não seria feita à medida do governo, mas sim à medida de cada uma das regiões”, adiantou à agência Lusa José Catalino, responsável da DRA do PCP.

No Alentejo, segundo os dirigentes comunistas, “as candidaturas ao QREN serão decididas pelos ministros e altos funcionários escolhidos pelo PS e pelos seus representantes na região, com a habitual isenção”.

O PCP considera ainda que “o Alentejo será, à partida, uma das regiões mais penalizadas pela distribuição nacional dos fundos” da União Europeia.


fonte, "Correio do Alentejo"

.

Comentários

Anónimo disse…
Mais vistas curtas, na parte relativa à regionalização, pois esta nunca poderá identificar-se com o QREN, nem este poderá ser eleito o "master programa" de afectação de dinheiros públicos àquilo que designam por projectos a favor do desenvolvimento.
Porém, é certa a referência ao atraso da regionalização, mesmo na sua componente administrativa, com o risco de ser eternamente adiada.
Os responsáveis políticos nem vislumbram no que se vão meter, com o prosseguimento de uma política escandalosa centralista e centralizadora em rdor da cidade-capital, pois quando acordarem será já tarde demais.
Nem os pretendentes ao exercício do poder político assuimem publicamente um rasgo de estadista, o único capaz de fazer delinear e prosseguir com um projecto complexo como o da regionalização.
Por último, nem os responsáveis partidários se têm apercebido que, concebendo um programa eleitoral, a converter em futuro programa de governo, baseado na regionalização autonómica, têm as melhores condições para ganha as eleições com a maior facilidade, desde que saibam mobilizar as populações com:
(1) Novos protagonistas políticos
(2) Soluções inovadoras, exigentes, regionalistas e nacionais
(as campanhas eleitorais teriam um custo sunstancialmente menores, ao retirarem-se de influências nefastas de marketing político exarcebado).

Assim fosse, mas não vai ser; continuará mais do mesmo.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)