Rio tentado pela regionalização
O autarca do porto quer ser convencido das vantagens da regionalização. E lança o debate sobre o tema.
Manuela Ferreira Leite não quer ouvir falar de regionalização. Mas Rio - um dos seus principais apoiantes na corrida à liderança do PSD - confessa que tem dúvidas sobre a matéria e vai organizar um ciclo de conferências para discutir as suas vantagens.
No lado socialista, o gesto de Rio é interpretado como uma forma de se preparar para o embate com Elisa Ferreira (a putativa candidata do PS à Câmara do Porto e confessa regionalista). Mas o autarca justifica este "timing" como uma maneira de evitar o risco de demagogia, provável em períodos eleitorais.
.
Comentários
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,
E que mais não irá ser feito e engendrado só para não se implementar a regionalização.
Sem mais nem menos.
Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Mesmo que nada seja feito, mesmo que nao existao blogs, os portugueses e os politicos vao pedir a Regionalizaçao no futuro.
A maioria dos paises europeus esta regionalizado porque a democracia é mais eficaz, justa e proxima da regiao.
A ingovernabilidade de Portugal sera cada vez mais insustentavel, os impostos cada vez mais altos e insuportaveis que os Portugueses e politicos pedirao que se faça alguma coisa e por copia de modelos mais bem sucedidos na Europa a Regionalizaçao sera implementada em Portugal.
A historia prova-o:
Ha 100 anos a maioria dos paises europeus tinham monarquias e Portugal também.
Depois veio o tempo das ditaduras, o povo era mal instruido e havia um General que pensava pelo povo e Portugal nao foi exceçao com Salazar.
O povo aprendeu a ler e a ter ideias exigindo participar nas decisoes de Governo e implementaram-se as democracias e Portugal nao foi exceçao adotando o modelo da velha Republica Francesa das mais centristas com medo de perder partes do seu territorio Marselha e Corsega.
Depois os europeus perceberam que se tinham um Governo Regional, as decisoes eram mais rapidas, podiam influenciar o desenvolvimento da sua Regiao independentemente das decisoes do resto do Pais, geriam os seus impostos e onde aplicavam o dinheiro dos impostos, escolhiam os seus representantes politicos entre os membros da sua Regiao, geriam a saude, educaçao, justiça e impostos a nivel regional.
E a maioria dos paises europeus adotou a Regionalizaçao.
Os portugueses ja rejeitaram a Regionalizaçao mas no futuro os politicos e o povo pedirao de novo a sua implementaçao quando virem que pagam tributo a Lisboa que pouco faz pela sua Regiao.Quando perceberem que se continuarem a dar o dinheiro dos impostos a Lisboa esta mal gasta o seu dinheiro fora da sua Regiao e aumenta continuamente os impostos a todo Portugal.
A Regionalizaçao é o movimento democratico que esta mais implementado na Europa e Portugal nao fugira a regra neste mundo global.
Os nossos politicos e jovens do futuro aprendem nos mesmos livros que o resto dos europeus por isso a menos que um genio nos faça saltar uma etapa da historia da democracia a Regionalizaçao chegara a esta terra a beira mar plantada.
Regionalizaçao é a democracia participativa e proxima dos portugueses. Regionalizaçao é o futuro.
Sobre Elisa Ferreira proponho a leitura do seu artigo, hoje, no JN. Cito estes significativos excertos.
"Há temas sobre os quais procuro abster-me de dar opinião por manifesta ignorância. (...) um destes é o domínio do futebol onde me limito a ser adepta assumida do FCP":
"Depois do FCP, apoio efectivamente os clubes da cidade e, depois os do Norte, como também a Selecção Nacional, em princípio o clube de todos os portugueses".
"A UEFA apenas quer fazer "sangue" e demonstrar que o centralismo asfixiante e violentador do Norte não esteja já só em Lisboa mas num "sistema" com ramificações por toda a U.E.".
E relaciona os seguintes casos:
"O salgueiros ter fechado as portas, o Boavista que se vê forçado a abandonar a 1ª. Divisão e o FCP que perde pontos na Secretaria e se arrisca a não ir à UEFA". "Casos inusitados"! "Haverá algo de errado com a cidade do Porto"?. "Somos, mesmo, especialmente maus"?
Não fica claro se o "somos" engloba os portuenses e os nortenhos, ou apenas um "lobby" que quer tratar da vida... dos portugueses do Norte à sua maneira, mesmo espetar-lhes pela cabeça a baixo uma naçãozinha onde se podessem branquear mutuamente.
Ao que chega o amiguismo, a cumplicidade em política praticada por estas pretensas "elites".
O Poder Local, o Municipalismo, é um OÁSIS em Portugal. Destruam-no e vão ver o que nos acontece.