segunda-feira, dezembro 01, 2008

Autonomia

Autonomia como projecto nacional

"Dentro dum conjunto de amigos temos contribuído para cimentar a ideia de que a autonomia deve estar na Constituição. E é frequente ouvir-se dizer que a autonomia deve estar consagrada na Constituição porque a autonomia é uma questão política. 

Mas seja feita justiça: nunca se deve dizer apenas que "o sistema deve estar consagrado na Constituição porque a autonomia é uma questão política", e nunca se diz isso porque isso não é exactamente certo.

Evidente que a autonomia é uma questão política, mas também o é nascer ou fazer parte do recenseamento eleitoral, ou votar ou não votar. Pode dizer-se que deve estar na Constituição porque é uma questão política, mas isso sabe a pouco. Questão política, porquê?" Arnaldo Ourique in Diário Insular

Para quem se interessa pelas questões da Regionalização e da Autonomia, recomendo a leitura do texto de Alnaldo Ourique publicado na página 25 da Revista do Diário Insular de hoje.

por, Rogério Paulo Pereira

1 Opiniões

At quinta dez 04, 08:18:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Centralistas,

Deve estar na Constituição da República Portuguesa, como imperativo constitucional e ser implementada na prática, como consequência dos compromissos eleitorais que, quer queiram quer não, serão inevitáveis.
As questões de desenvolvimento, para além de serem de bom senso político e que estão à vista de todos, são uma EXIGÊNCIA HISTÓRICA.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)

 

Enviar um comentário

<< Home