“Porto é vítima de conspiração secreta”

Helder Pacheco reúne em livro 25 anos de escritos sobre a sua cidade. Historiador atribui perda crescente de protagonismo económico aos “erros calamitosos de gestão” das últimas décadas e “às taras centralistas”

|JN|

SÉRGIO ALMEIDA

Sobre a cidade do Porto.

Onde situa o início do declínio?

Desde o início dos anos 60 que a cidade tem sido assolada por uma completa desarrumação urbana. O Porto tem sofrido o impacto de fenómenos que, sendo globais, se fizeram sentir a nível local, como é o caso da desindustrialização. Por erros calamitosos de gestão, houve uma desertificação. Parte da população foi centrifugada por acções que parecem deliberadas. Quando se determina, no Plano Director Municipal, que o centro da cidade deve ser ocupado com o sector terciário, é óbvio que se criam condições para afastar as pessoas.

Há uma política desastrosa da habitação social, que tem sido um dos principais focos de problemas da cidade. Associada a isto, há ainda uma perda de intervenção política, porque o Estado é cada vez mais centralizante. O Porto sozinho não tem capacidade para desenvolver-se. Há um tratamento desigual, por parte do Estado, em relação às duas principais cidades.

Apesar da perda de influência do Porto, o bairrismo mantém-se.

Os centralistas e os totalitários das ideias insistem em associar o bairrismo ao provincianismo. O que temos a fazer em relação a essa gente que tenta dominar o país é internacionalizarmo-nos. Estou muito mais interessado em saber o que fazem os ingleses, franceses ou norte-americanos do que estar a par das taras centralistas. Assumo-me como bairrista, provinciano, parolo, etc.

Os portuenses não estarão demasiado obcecados com Lisboa?

Só estou obcecado com a estupidez que sai de lá, porque tem reflexos no resto do país. Gostava que aplicassem algumas dessas ideias que criam apenas em Lisboa. Só com uma cidade-estado, como o Porto em tempos quase foi, é que se evitaria isso.

A regionalização ajudaria a minorar estes problemas?

Sou um adepto firme de uma descentralização honesta. Acredito num valor emergente chamado Área Metropolitana do Porto. Isso é que precisávamos de potenciar devidamente, pois há pontos de interesse comum, como o Metro.

Sem entrar em teorias conspirativas, acredita que há interesse em que o Porto não se desenvolva?

Não tenho dúvidas nenhumas de que existe uma conspiração secreta contra o Porto, movida pelos interesses centralistas. Não digo que isso aconteça em todos os lisboetas, mas é o que se passa com uma certa classe política e vários interesses económicos.
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Não é só um problema de conspiração. É também de muita culpa própria e balofice neste cartório ingovernável que é não só o Porto mas também o nosso País.
Basta visionar os últimos episódios das novelas políticas em curso, em qualquer latitude.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Anónimo disse…
Conspiração, conspiração, não sei se é. Mas que a Maçonaria tomou conta do que resta de Portugal, isso não tenho qualquer dúvida.
Agora eles dominam tudo, incluindo um banco (BCP), que tinha sido fundado pela Opus Dei.
Portanto, se o Porto e/ou o Norte, não os pode vencer, junte-se a eles.
E diga-lhes muito concretamente o que deseja para a sua Região.
E eles, que tudo podem, dirão de sua justiça.
Jaime Cruz disse…
Eu diria "Livremos-nos deles"...

É cego quem não percebe que neste país já há duas nações diferentes,a do norte e a do resto que corre por lá abaixo...

E cuido que não é só o porto que sofre conspiração, o norte interior e as beiras não sentem tanto porque já quase que não mora lá ninguem, vitima há décadas da mesma maleita que só é descoberta agora pelos cultos pois assombra o grande bairrismo tripeiro
templario disse…
"cidade tem sido assolada por uma completa desarrumação urbana".

Mas isso é culpa do POrto, dos que a têm gerido. Será que o Porto tem tido ou tem uma opinião pública esclarecida sobre os seus problemas que não faça divergir para Lisboa as responsabilidades que estão no Porto? Ou essa opinião pública mais esclarecida e organizada anda pela trela deste e daquele consoante as suas conveniências?

E mais não digo.

Estou de acordo consigo, Caro pro-7RA.. O que se está a passar na luta política eleitoral em Portugal é confrangedor: de uma ponta a outra.
Não há palavras... como agora se diz para expressar emoções da treta.