Distrito de Bragança em Processo de Desertificação

Oposição diz que a perda de um deputado no distrito de Bragança é culpa de PS e PSD

O distrito de Bragança vai perder um deputado na Assembleia da República já nas próximas legislativas e a culpa é do PS. Pelo menos, é a opinião de toda a oposição.

Luís Vale, líder distrital do Bloco, considera que este é o reflexo de um longo processo de desertificação pela falta de investimento no distrito.

Não é mais do que o resultado de um longo processo de política e atitude perante a região por parte dos poderes centrais. Ao longo dos anos tem sido mais do que um partido a contribuir para que esta região continue em perda”, diz, assumindo que “assim, fica mais difícil conseguir eleger um deputado”.

Também a CDU, através do coordenador distrital, José Brinquete, responsabiliza o PS e o PSD pela falta de políticas de desenvolvimento para o distrito, nas últimas décadas.

Quem deve estar muito satisfeito é o PS e o PSD que têm vindo a desenvolver políticas de desertificação humana profundas e a expulsar os cidadãos aqui da nossa terra. Todas estas décadas de falta de investimento público, de criação de postos de trabalho e destruição dos postos de trabalho que temos, levou a que só tenhamos três deputados”, disse.

O CDS/PP considera que os dois maiores partidos nacionais são os principais responsáveis por esta situação pela ausência de políticas que ajudem a fixar a população.

Nuno Sousa, da distrital do CDS/PP e cabeça de lista às próximas legislativas não tem dúvidas que esta redução de deputados é mais um constrangimento para os partidos com menor expressão.

Naturalmente que esta diminuição é constrangimento às forças políticas de menor expressão”, comentou, assegurando que o CDS/PP vai a eleições “com a mesma capacidade de luta” independentemente do número de deputados.

Já o PSD considera que esta perda de um deputado demonstra uma desertificação que se acentuou nos últimos quatro anos e Adão Silva, líder distrital dos laranjas diz que os próximos três deputados eleitos ficam com responsabilidades acrescidas de defenderem o distrito.

Vem demonstrar uma desertificação do distrito de Bragança se acentuou nos últimos quatro anos e lançar um aviso. Cuidado porque o processo de desertificação pode continuar e chegar à situação do distrito de Portalegre” que já só tem dois deputados. Adão Silva considera ainda que agora, os três que forem eleitos “vão ter mais responsabilidades”.

Finalmente, o PS lamenta a perda de um deputado, mas não considera que seja o reflexo da falta de investimento na região.

Mota Andrade, líder da federação distrital dos socialistas, diz que se trata de um fenómeno global de litoralização.

Obviamente que não é bom para a região e para o distrito de Bragança em particular”, começa por dizer Mota Andrade, que defende o PS das acusações dos outros partidos. “Não é fruto das políticas de investimento porque nos últimos anos tem havido bastante investimento no interior. É um fenómeno mundial, de litoralização”, disse, dando o exemplo de Castelo Branco, como um distrito que “tem tido muito investimento” mas que também perdeu, tal como Lisboa. “Ganham os distritos que têm mais gente jovem, que são Porto, Aveiro e Braga”, conclui.

São as reacções dos líderes distritais dos partidos políticos depois de se saber que Bragança vai ficar apenas com a representação de três deputados na Assembleia da República.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

No nosso País, raramente existem soluções para os problemas que persistem ano após ano, mas nunca se hesita nas lamentações, como se opinou partidariamente em relação à perda de 1 mandato no Distrito de Bragança por efeito da crescente desertificação.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Fernando Pires disse…
Fenómeno mundial de litoralização? Nunca tinha ouvido tal coisa... Mas referimo-nos concretamente a quê?