PS vai avançar com a regionalização nesta legislatura

O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, assumiu hoje o compromisso socialista de “avançar com uma proposta de criação de regiões administrativas” até ao final desta legislatura. O anúncio foi feito na abertura das jornadas parlamentares do partido, em Beja, com um apelo ao “máximo de consenso e mínimo de precipitação” na discussão deste processo.

Garantindo que o PS promoveria um referendo à regionalização “mesmo que não fosse obrigatório, de acordo com a Constituição”, Francisco Assis defendeu a necessidade de “ceder à tentação de fazer da regionalização um tema de confronto” partidário. “Isso levaria a um mau resultado”, apontou, recordando o referendo que determinou o chumbo à regionalização em 1998. “É preciso evitar a disputa através de slogans antagónicos e genéricos”.

A estratégia socialista para retomar o tema passa, assim, pela “discussão aberta” sobre as vantagens e desvantagens da regionalização, nomeadamente ao nível dos seus possíveis benefícios para “racionalizar a despesa e reforçar a coesão nacional”.

E lançou o repto ao PSD para a procura de consensos nesta matéria: “No PSD há muitas pessoas que defendem este caminho e este modelo. Se o debate for feito com abertura, elevação e rigor, de forma a que não se afaste ninguém, sairemos a ganhar”.

|I|

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Vai avançar "nesta legislatura" e quando chegar ao fim é depois de mais de 37 anos (pelo menos) após a aprovação da Constituição que prevê as Regiões Autónomas (Açores e Madeira) e as Regiões Administrativas, sendo esta última uma estrutura de organismos parapolíticos regionais fruto de momentos bastante infelizes na produção de legislação constitucional e de comprovadas "vistas curtas".

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)