Portugal hodierno


A silhueta do nosso bem amado país é cada vez esta:
  • centralista
  • macrocéfala (em torno da capital)
  • desigual
  • desonesta
Mais de 50 % da riqueza nacional está no Norte do País, igual percentagem do tecido empresarial, bem como o maior dinamismo e "intelligentsia" (basta falar nas Universidades do Porto, Trás-os-Montes e do Minho, para não falar nos Politécnicos e centros de investigação de excelência, como o IPATIMUP)...

Como explidar, então, tanta desigualdade e tanta humilhação ao Norte?


É fácil: pelo "nosso" complexo "aristocrático" de que, em Lisboa, não se pode produzir, mas apenas mandar, qual "caput imperii" de todo o nosso Reino...


Está na altura de fazer alguma coisa e de dizer com todas as letras BASTA!!!!


Comentários

JOSÉ MODESTO disse…
Curiosa imagem, mas tão actual.
Veja-se que o espectaculo á noite realizado no Coliseu aquando da comemoração da Républica, os nossos artista vieram da Capital para encantar o Porto.
No dia Seguinte, voltam para lá...
Até na cultura estamos famintos.

Aonde pára o Bom Senso...

Saudações Marítimas
José Modesto
Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Muncipalistas,

O que se passou foi uma divisão de recursos. Por cá cederam-se os recursos territoriais (citadinos), de lá vieram os recursos artísticos, como sempre.
Mais uma vez, subjugados aos verdadeiros artistas. A hora não é de dizer mas de fazer; mas a bem não será, mas vai sê-lo a mal, infelizmente. E nada de romantismo nisto porque o que é preciso fazer justificado está.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)
Caro José Modesto,

A culpa não é dos músicos que, profissionalmente, tentam ganhar a vida noutras paragens que lhes são mais favoráveis.

Queixemos-nos, antes, de nós próprios que permitimos que o país chegasse a este ponto de quase tudo girar em torno da capital.

Cumprimentos,
JOSÉ MODESTO disse…
Caro António, porque será que grande parte da nossa classe politica se concentra em Lisboa...eles devem ser os primeiros a insistirem para que a Regionalização "penetre" na consciencia de cada um.
Lembro-me perfeitamente do debate que assisti no auditório Almeida Garret, o nosso deputado Paulo Rangel defender a Regionalização.

A tudo isto a consciência politica está nos nossos deputados livremente eleitos pelo povo (norte-centro-sul)o exemplo terá ou passará por eles a consciencialização de um problema que começa a causar agitação no povo nas diferentes regiões que o país tem.

Já o disse, reafirmo, que se faça o referendo, sendo que o mesmo deverá ser debatido até á exaustão de forma a que o mesmo passe e o pais siga o exemplo dos modelos europeus implantados.

Saudações Regionalistas
José Modesto