A Regionalização na Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens

SESSÃO ESCOLAR DO PARLAMENTO DOS JOVENS:
REGIONALIZAÇÃO E FIXAÇÃO DA IDADE PARA VOTAR NOS 16 ANOS EM DEBATE


Pelo segundo ano consecutivo o nosso Agrupamento (Cunha Rivara; do Agrupamento de Arraiolos) participa na iniciativa Parlamento dos Jovens, organizada pela Assembleia da República e pelo IPJ, subordinada ao tema “República”. Pretende-se através desta actividade recriar, nas escolas, o ambiente político do nosso órgão legislativo.

Uma vez apresentada a iniciativa pelos professores Henrique Gonçalves e Jorge Pereira, as turmas do 10º B e do 12º B mostraram empenho e apresentaram propostas de trabalho.

Assim, a lista M – Mudar, composta por alunos do 10º B, centrou as suas propostas na criação de um dia de incentivo à participação na vida política e no abaixamento da idade mínima para votar para os 16 anos, enquanto a lista R-Regionaliza-te, onde se incluíam os alunos do 12º B, preferiu debater o tema da regionalização, considerando que o país deveria estruturar-se em 5 regiões administrativas com amplas competências.

Estas propostas, foram alvo da campanha eleitoral de ambas as listas e foram a votos no dia 21 de Janeiro, da parte da manhã. O resultado saldou-se na eleição de 10 deputados pela lista R, enquanto a lista M elegeu 5 deputados.

Na tarde deste mesmo dia seguiu-se a Sessão Escolar, na qual os 15 deputados debateram de forma acesa, combativa e empenhada os temas e esgrimiram argumentos pró e contra regionalização, de dúvida, de recusa ou de apoio à maioridade política aos 16 anos, fazendo lembrar os mais acesos debates da Assembleia da República. Os colegas que assistiram não regatearam aplausos e puderam também aprofundar os seus conhecimentos sobre as questões debatidas. Por fim seguiu-se a eleição dos 4 deputados (mais um suplente) que representarão o Agrupamento na Sessão Distrital a 8 de Março, bem como a votação e aprovação das propostas e do Projecto de Recomendação para o próximo ano.

Mostrando elevado sentido de responsabilidade e espírito de abertura, decidiram de forma unânime que serão representantes do Agrupamento à Sessão Distrital os deputados Sara Aleixo, Alberto Santos e Patrícia Viola (suplente), do 12º B, e Elizabete Fernandes e Ana Batista, do 10º B. No que respeita às propostas, verificou-se também um acordo tácito uma vez que, serão levadas à Sessão Distrital:

- Criação do dia de incentivo à participação na vida política;

- Regionalização do país (divisão administrativa do país em cinco regiões);

- Fixação da idade mínima para votar nos 16 anos.

Fica o nosso agradecimento a todos os que colaboraram para a realização desta iniciativa, com um muito especial reconhecimento ao entusiasmo e dedicação dos elementos que nela tiveram parte activa. São a prova de que o futuro pertence aos jovens.

Os professores:
- Henrique Gonçalves
- Jorge Pereira

Comentários

lopes disse…
Devemos pensar nessa situação, se votar aos 16 tirar a carta aos 16, não pois não somos de raízes britânicas nem nordicas, somos latinos e com algumas raizes sul americanas.

Dar tempo ao tempo será o resultado mais claro.

LOPES - Setúbal - Portugal - Terras do Sado
Caro Lopes,

Primeiramente, obrigado pela sua participação neste 'blog'.

Setúbal e as suas gentes são exemplares em termos de regionalização. No referendo da Regionalização de 1998 o distrito Setúbal destacou-se de todos os outros ao ser o distrito do país com maior taxa de aprovação - registou uma percentagem superior aos 70% de votos 'SIM'.

Cumprimentos,