SCUTs - a voz da Galiza

"É mais um castigo para o Norte depois do TGV"



O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Vázquez, deu uma entrevista ao JN a propósito da introdução de portagens nas SCUT do Norte.

Como é que o Eixo Atlântico analisa a introdução de portagens nas três SCUT do Norte de Portugal?
É preciso diferenciar pagamento da forma como se faz. E quanto ao pagamento subscrevo o que dizem os autarcas do Porto e Viana do Castelo, é mais um castigo para a população do Norte, que se soma a um outro, o adiamento sem data do TGV. O Governo português está a dar um tiro no pé, porque ao prejudicar o Norte prejudica o país.

E quais serão os reflexos na economia entre as duas regiões?

Os reflexos são muitos e a começar logo por uma questão que já é histórica, ou seja, a desigualdade fiscal dos dois países. Antes, a diferença do IVA era de 4%, agora, mesmo com a Espanha a aumentar o IVA, a diferença será de 2%, e quem os paga são os consumidores. Com as portagens vão passar também a pagar o acréscimo de custos que as empresas galegas terão na exportação para o Norte de Portugal.

Mas em Espanha também se pagam portagens, qual a diferença?

Exactamente, só podemos dizer que o tempo de o fazer não é o melhor. No entanto, a crítica maior vai para forma de pagamento, que foi pensado não para captar verbas das portagens, mas para as sanções da Brigada de Trânsito, dos muitos que não terão o dispositivo para fazer o pagamento.

Apontam então o dedo à forma de pagamento proposta pelo Governo?

É um método caótico, absurdo e impróprio de um Governo, não faz qualquer sentido exigir que, e excluo já os portugueses, os estrangeiros paguem pelo dispositivo. Defendemos o mesmo que o presidente da Junta da Galiza: a uniformidade das formas de pagamento ibéricas.
.

Comentários