Coimbra, Viseu e Castelo Branco no topo da produção de energia renovável

A produção de energia renovável aumentou 90 por cento no primeiro semestre de 2010 com Coimbra, Viseu e Castelo Branco no pódio dos distritos com maior potência instalada.

Coimbra conta com 508 megawatts (MW), Viseu com 660 MW e Castelo Branco com 495 MW.

De acordo com os números da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), no final de Junho, o total da potência instalada renovável atingiu 9 321 megawatts (MW).

O aumento é justificado pela componente hídrica do potencial renovável que triplicou a sua produção, segundo a DGEG.

Já a potência eólica produziu cerca de 3802 MW. Neste momento, há 205 parques eólicos em território nacional, com um total de 1996 aerogeradores.

Só em Junho, a produção de energia a partir da força do vento foi 42 por cento superior à do mesmo mês do ano anterior.

|as Beiras|
.

Comentários

Anónimo disse…
Caros Regionalistas,
Caros Centralistas,
Caros Municipalistas,

Este é um exemplo de uma desejada política de energia que deverá ser complementada pelo maior número de alternativas de produção energética face à de origem fóssil, poluidora e consumidora de recursos financeiros que a produção de riqueza ainda não superou.
Esta política de substituição de importações deverá ser estendida a todos os sectores de actividade económica, de preferência àqueles sectores que têm sido sempre marginalizados no quadro da política económica do nosso País, há dezenas de anos: agricultura, pescas, transportes marítimos de carga e de passageiros (turismo), floresta baseada em matas tradicionais, pastorícia, pecuária entre outras actividades.

Sem mais nem menos.

Anónimo pró-7RA. (sempre com ponto final)