quarta-feira, setembro 29, 2010

Medalhas de Mérito Turístico 2010

Medalhas de Mérito Turístico atribuídas nas Comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo

Grau Ouro

Região Autónoma da Madeira
Situado no meio do Oceano Atlântico, o arquipélago da Madeira é a região turística mais antiga de Portugal. Com uma natureza inigualável, apresenta uma história e tradições seculares que tornaram a Madeira conhecida aos olhos do Mundo como um Jardim Flutuante.
É neste jardim encantado de clima temperado que muitos turistas encontram o cenário ideal para usufruir do equilíbrio perfeito entre o corpo e a alma, essencial às suas férias.
A 20 de Fevereiro de 2010, a Região Autónoma da Madeira foi assolada por um forte temporal que causou graves prejuízos naquela ilha e na sua população. Apesar da calamidade que se abateu sobre a Região, que tem o Turismo como principal actividade económica, entidades públicas e privadas, centrais e regionais, uniram-se num esforço comum de recuperação e reconstrução da Ilha, que fez com que o “jardim da ilha da Madeira” voltasse, rapidamente, a florir.
Esta medalha é atribuída à Madeira, mas também a todos os que têm investido e contribuído para que a Região se continue a afirmar como destino turístico de excelência que é.
  
Região Alentejo
No Alentejo há mais … No Alentejo há arribas que ocultam praias semi-desertas de areal virgem e inexplorado, serras ansiosas por partilhar contigo os seus segredos. Há veados que espreitam por entre os sobreiros do montado, há praias fluviais à tua espera, há rios que refrescam a paisagem quente, lagos que arrefecem a natureza e um sol que aquece e alegra todos os que por lá passam.
O Alentejo é uma região com um património natural e cultural único e com enormes potencialidades em termos turísticos. A Região do Alentejo tem sido uma referência nacional para o sector, porque em ano de crise foi uma das regiões do país que apresentou melhores resultados. Esses resultados têm vindo a ser consolidados no ano de 2010, com um crescimento acumulado muito significativo no número de dormidas na Região.
No Alentejo há mais. E por muito que dele se conheça, há sempre muito mais por conhecer.

Geopark Naturtejo
Geoparque Naturtejo está inserido na rede da UNESCO de 53 geoparques relevantes e tem estimulado o desenvolvimento de uma proposta turística sustentável, consolidada na riqueza do património natural e cultural.
O Geopark Naturtejo une os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e tem como objectivo valorizar os locais que agem como testemunhos-chave da História da Terra, fomentando o emprego e promovendo o desenvolvimento económico regional. O vasto património geomorfológico, geológico, paleontológico, e geomineiro, apresenta elementos de relevância nacional e internacional, de que são exemplos os icnofósseis de Penha Garcia, os canhões fluviais de Penha Garcia, das Portas do Ródão e de Almourão, a mina de ouro romana do Conhal do Arneiro e as morfologias graníticas da Serra da Gardunha e Monsanto. Para além dos geossítios, o Geopark Naturtejo conta com o Parque Natural do Tejo Internacional e com áreas protegidas no âmbito da Rede Natura 2000 (sítios Gardunha, Nisa e S. Mamede) e das Important Bird Areas (Penha Garcia - Toulões e as serranias quartzíticas do Ródão), que testemunham a sua riqueza ecológica.

José Saramago (a título póstumo)
Sem dúvida, uma das maiores referências da literatura mundial, José Saramago (16/11/1922 – 18/06/2010) foi escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998, o  primeiro concedido a um escritor de língua portuguesa, e ganhou o Prémio Camões, em 1995, o mais importante prémio literário nacional. Saramago foi considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
O seu livro Ensaio Sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, dirigido pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles.

Mas Saramago foi também autor de alguns dos mais belos textos sobre a riqueza patrimonial e paisagística de Portugal contribuindo, deste modo, para a promoção turística de diversas regiões nacionais. A Lisboa retratada em “O Ano da Morte de Ricardo Reis” ou Mafra em “Memorial do Convento” são alguns exemplos disso.
Vale também a pena destacar a colecção de crónicas escritas por Saramago - Viagem a Portugal – que documenta as opiniões e leituras do autor sobre os monumentos, paisagens e quadros, que encontra durante uma viagem por todas as regiões de Portugal continental. 

Paula Rego
Nascida em 1935, Paula Rego é considerada um dos quatro melhores pintores vivos em Inglaterra, país onde este ano foi agraciada pela rainha Isabel II com o grau de Dama Oficial da Ordem do Império Britânico.
A sua obra, influenciada pelo surrealismo e pelo expressionismo, inclui telas de grandes dimensões, nas quais narra histórias que a impressionaram desde a sua infância.
Paula Rego é, desde a década de 50, um nome incontornável e de referência, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Esta medalha reconhece também a abertura da Casa das Histórias, em Cascais, um espaço dedicado à sua obra e que contou com o apoio do Turismo de Portugal.

(...)
.

Etiquetas: