Medalhas de Mérito Turístico 2010

Medalhas de Mérito Turístico atribuídas nas Comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo

Grau Ouro

Região Autónoma da Madeira
Situado no meio do Oceano Atlântico, o arquipélago da Madeira é a região turística mais antiga de Portugal. Com uma natureza inigualável, apresenta uma história e tradições seculares que tornaram a Madeira conhecida aos olhos do Mundo como um Jardim Flutuante.
É neste jardim encantado de clima temperado que muitos turistas encontram o cenário ideal para usufruir do equilíbrio perfeito entre o corpo e a alma, essencial às suas férias.
A 20 de Fevereiro de 2010, a Região Autónoma da Madeira foi assolada por um forte temporal que causou graves prejuízos naquela ilha e na sua população. Apesar da calamidade que se abateu sobre a Região, que tem o Turismo como principal actividade económica, entidades públicas e privadas, centrais e regionais, uniram-se num esforço comum de recuperação e reconstrução da Ilha, que fez com que o “jardim da ilha da Madeira” voltasse, rapidamente, a florir.
Esta medalha é atribuída à Madeira, mas também a todos os que têm investido e contribuído para que a Região se continue a afirmar como destino turístico de excelência que é.
  
Região Alentejo
No Alentejo há mais … No Alentejo há arribas que ocultam praias semi-desertas de areal virgem e inexplorado, serras ansiosas por partilhar contigo os seus segredos. Há veados que espreitam por entre os sobreiros do montado, há praias fluviais à tua espera, há rios que refrescam a paisagem quente, lagos que arrefecem a natureza e um sol que aquece e alegra todos os que por lá passam.
O Alentejo é uma região com um património natural e cultural único e com enormes potencialidades em termos turísticos. A Região do Alentejo tem sido uma referência nacional para o sector, porque em ano de crise foi uma das regiões do país que apresentou melhores resultados. Esses resultados têm vindo a ser consolidados no ano de 2010, com um crescimento acumulado muito significativo no número de dormidas na Região.
No Alentejo há mais. E por muito que dele se conheça, há sempre muito mais por conhecer.

Geopark Naturtejo
Geoparque Naturtejo está inserido na rede da UNESCO de 53 geoparques relevantes e tem estimulado o desenvolvimento de uma proposta turística sustentável, consolidada na riqueza do património natural e cultural.
O Geopark Naturtejo une os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e tem como objectivo valorizar os locais que agem como testemunhos-chave da História da Terra, fomentando o emprego e promovendo o desenvolvimento económico regional. O vasto património geomorfológico, geológico, paleontológico, e geomineiro, apresenta elementos de relevância nacional e internacional, de que são exemplos os icnofósseis de Penha Garcia, os canhões fluviais de Penha Garcia, das Portas do Ródão e de Almourão, a mina de ouro romana do Conhal do Arneiro e as morfologias graníticas da Serra da Gardunha e Monsanto. Para além dos geossítios, o Geopark Naturtejo conta com o Parque Natural do Tejo Internacional e com áreas protegidas no âmbito da Rede Natura 2000 (sítios Gardunha, Nisa e S. Mamede) e das Important Bird Areas (Penha Garcia - Toulões e as serranias quartzíticas do Ródão), que testemunham a sua riqueza ecológica.

José Saramago (a título póstumo)
Sem dúvida, uma das maiores referências da literatura mundial, José Saramago (16/11/1922 – 18/06/2010) foi escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998, o  primeiro concedido a um escritor de língua portuguesa, e ganhou o Prémio Camões, em 1995, o mais importante prémio literário nacional. Saramago foi considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
O seu livro Ensaio Sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, dirigido pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles.

Mas Saramago foi também autor de alguns dos mais belos textos sobre a riqueza patrimonial e paisagística de Portugal contribuindo, deste modo, para a promoção turística de diversas regiões nacionais. A Lisboa retratada em “O Ano da Morte de Ricardo Reis” ou Mafra em “Memorial do Convento” são alguns exemplos disso.
Vale também a pena destacar a colecção de crónicas escritas por Saramago - Viagem a Portugal – que documenta as opiniões e leituras do autor sobre os monumentos, paisagens e quadros, que encontra durante uma viagem por todas as regiões de Portugal continental. 

Paula Rego
Nascida em 1935, Paula Rego é considerada um dos quatro melhores pintores vivos em Inglaterra, país onde este ano foi agraciada pela rainha Isabel II com o grau de Dama Oficial da Ordem do Império Britânico.
A sua obra, influenciada pelo surrealismo e pelo expressionismo, inclui telas de grandes dimensões, nas quais narra histórias que a impressionaram desde a sua infância.
Paula Rego é, desde a década de 50, um nome incontornável e de referência, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Esta medalha reconhece também a abertura da Casa das Histórias, em Cascais, um espaço dedicado à sua obra e que contou com o apoio do Turismo de Portugal.

(...)
.

Comentários