NORTE CONJUNTURA - 2.º Trimestre 2010

No 2º trimestre de 2010, o PIB português manteve a tendência positiva iniciada no 1º trimestre, embora em desaceleração (+1,5% em volume, em termos homólogos, face a +1,8% no trimestre anterior).

As exportações da Região do Norte cresceram, em valor, 20,3%, em termos homólogos, no 2º trimestre de 2010, superando o desempenho do total das exportações nacionais (+17,2%).

As importações de bens para a Região do Norte cresceram, em valor, 20,0% no 2º trimestre, em termos homólogos, impulsionadas sobretudo pela compra de inputs destinados à actividade da indústria regional.

As indústrias tradicionais da Região do Norte observaram, a nível nacional, variações positivas da produção e do volume de negócios, no 2º trimestre, face ao período homólogo do ano anterior.

A taxa de desemprego da Região do Norte desceu, no 2º trimestre, para 12,2% (três décimas de ponto percentual abaixo do valor do trimestre anterior). O emprego estabilizou em relação ao trimestre anterior, mantendo ainda tendência negativa em termos homólogos.

A actividade hoteleira na Região do Norte mantém uma tendência positiva, havendo a destacar a aceleração do crescimento dos proveitos gerados.

A actividade do sector da construção na Região do Norte continua condicionada por uma tendência negativa.

|CCDR-N|
.

Comentários