SCUT - porquê portagens no IC1 (A28) e não no IC19 (Lisboa - Sintra) ?

Discriminação negativa

Enquanto não forem implementadas portagens no IC19 (Lisboa - Sintra), os utilizadores da A28, entre Viana do Castelo e Porto irão sempre sentir-se discriminados negativamente, os motivos são os seguintes:

  1. O IC1/A28, não passou por tantos melhoramentos como passou o IC19, ou seja, não tem três ou mais faixas de rodagem como tem o IC19;
  2. O IC1/A28, entre Viana do Castelo e Porto nunca foi uma SCUT, foi sim um Itinerário Complementar a semelhança do IC19;
  3. O IC1/A28, entre Póvoa de Varzim e Viana do Castelo não tem uma via ferroviária alternativa como tem o IC19 em todo o seu percurso;
  4. A (o) IC19, tem transportes alternativos, os comboios circulam entre Lisboa e Sintra com muita frequência (ver horários de comboios entre Sintra e Lisboa e Cacem - Lisboa), e permitem aos seus habitantes chegarem ao centro de Lisboa em poucos minutos;
  5. O IC1/A28, apenas possui alternativas de deslocação entre (Porto - Povoa de Varzim), ou seja o Metro de superfície;
  6. Viana do Castelo é servida pela linha ferroviária internacional do Minho, mas os comboios são escassos e gasta-se para percorrer o itinerário entre Viana do Castelo e Porto, entre duas a três horas;
  7. A IC19 foi uma via que sofreu grandes alterações e teve enormes custos, enquanto a A28 sofreu poucas transformações e teve custos pequenos. A grande transformação da A28 foi a mudança de nome, ou seja de IC1 para A28;
  8. A existir necessidade de taxar as AE ou os IC, a (o) IC19, é daquelas que mais urgência tem em ser taxada, as razões são as seguintes:
    • A maioria dos utilizadores do IC19, fá-lo por comodidade;
    • Existem transportes alternativos (comboios) que permitem chegar-se ao local de trabalho em menos tempo;
    • Portajar a IC19 implicaria a redução da emissão de gases para a atmosfera, facilitaria o transito em Lisboa, isto porque é um número muito elevado de viaturas que entra e sai de Lisboa através do IC19;
    • O rendimento per capita na região de Lisboa é muito superior ao das restantes regiões do País.
Os políticos não tem coragem de portajar o IC19, por tratar-se de localidades de elevada densidade populacional, temendo assim em ser penalizados nas eleições;

Os utilizadores do IC1/A28, sentem-se desde já discriminados negativamente, por ser das regiões mais pobres do País e por serem os primeiros a ser taxados. Sentir-se-ão sempre discriminados negativamente, enquanto não forem taxadas outras AE/IC’s semelhantes.


Conclusão:
Estamos perante realidades semelhantes, mas com um tratamento negativo para a região Norte que tem infra-estruturas muito inferiores às de Lisboa - Sintra.

A região Norte tem um rendimento per capita muito inferior ao de Lisboa, e a taxa de desemprego no Norte é a mais elevada do País. Estes dois indicadores dizem por si só da injustiça que se está a aplicar as gentes do Norte e no Norte ao imporem-se-lhe impostos de imediato.

|António Gonçalves|
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Comentários

Anónimo disse…
Raramente respondo a provocações mas o Senhor devia cá vir passar umas semanas a casa, fica em Albarraque no fim da IC19. Faço-lhe apenas o seguinte desafio: que some o numero de habitantes das Freguesias de Rio de Mouro, Cacem, Amadora, Tercena e Massamá e Alfragide. Aconselho-o tb a consultar os horários das camionetas que fazem ligação entre as estações de caminhos de ferro e a área que estas estas freguesias ocupam em território efectivo.
Aconselho-o tambem a que esteja sentado e que tenha uma chaveninha da bebida da sua preferência, eu cá gosto de chá.... Quanto ao rendimento per capita, sentamo-nos um dia destes a comparar as despesas que eu tenho por ser uma priviligiada, podemos faze-lo durante um passeio pela Amadora ao entardecer e depois falamos esta bem... normalmente faz um excelente trabalho mas esta entrada foi muito infeliz mesmo.
Melhores cumprimentos,
Susana
Unknown disse…
Ou és ton-ton ou provocador! Hoje, exactamente hoje, entrei no IC19 no às 7h58m e cheguei a Sete Rios, 24,8km depois, às 9h22. Chega-te, o estúpido?! E neste caso não existe nenhuma, mas mesmo nenhuma alternativa, boa ou má. Para defender os nossos interesses não precisamos de ser cretinos.
Lembro que este é um Blog aberto à discussão. O artigo de opinião do leitor (António Gonçalves) sobre esta problemática das portagens nas ex-SCUT, é disso exemplo. Este seu ponto de vista não vincula ninguém aqui no Blog.
Al Cardoso disse…
Dise e disse muito bem, este (des)governo funciona sempre, a pensar nos lucros e percas eleitorais e nada mais, e nao me venham com tretas!
Um abraco regionalista do D'Algodres.
Al Cardoso disse…
"Disse" queria ter escrito!
Anónimo disse…
cretinos? não gostou pq nao lhe toca a si as portagens...se um dia for "A19" e nao IC19 vai ver como custa!
Pedro disse…
Por essa teoria de ideias suponho então nesse caso que estaria no meu direito de me sentir discriminado em pagar portagens para atravessar o rio nas únicas duas pontes que passam sobre o tejo até Lisboa. Porque é que no Porto não se paga? No entanto, pago a portagem e não é por isso que acho que no Porto se deva pagar.

Pensem duas vezes antes de acusarem discriminações situações que se calhar não são comparáveis como pensam.
Anónimo disse…
Estes pestes de Lisboa falam muito, porque nunca, mas mesmo nunca vão ter a coragem de vir de Albergaria a Viana do Castelo pela a IC2 e de seguida pela a N13 passando o Porto numa hora de ponta, pelas pontes mais movimentadas do país, falo claramente das pontes do Freixo e Arrábida com mais transito do que as 2 de Lisboa!
Pois eu já o fiz, já provei o que é andar, como já passei Lisboa pelas 2 pontes numa hora de ponta, e digo... preferia andar por Lisboa!
Pois se o fizessem, não estavam para aqui a cagar postas de bacalhau!

Já agora... vejam o horário da CP entre Porto - Valença !

Choram muito, mas quem paga a Lisboa é o Norte !