Calçado lança campanha mais «sexy» de sempre

Ousada. Irreverente. Provocadora. A campanha de comunicação do calçado português para 2011, com a designação “The Sexiest Industry in Europe”, promete quebrar tabus e despertar sentimentos. Estimular a procura, diferenciar positivamente o calçado português e perspectivar novas janelas de oportunidade são as metas desta iniciativa que pretende, ainda, colocar as empresas portuguesas na agenda mediática internacional.

A promoção comercial externa é a primeira das prioridades para a indústria portuguesa de calçado, que coloca no exterior mais de 90% da sua produção, o equivalente a 1.300 milhões de euros anuais.

Por esse motivo, a APICCAPS em parceria com a AICEP e o apoio do Programa Compete, está a ultimar a mais extensa e ousada campanha de promoção de sempre, num investimento total de 10 milhões de euros. Por um lado, mais de 140 empresas participarão em mais de 70 fóruns da especialidade em 16 mercados distintos, numa verdadeira volta ao mundo em menos de 365 dias. Por outro, está a ser promovida uma campanha de comunicação integrada que promete agitar o mercado.

No essencial, são quatro os grandes objectivos para a realização desta ofensiva promocional. Consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, diversificar o destino das exportações, abordar novos mercados e possibilitar que novas empresas iniciem o processo de internacionalização são as metas do sector, constituído por mais de 1.300 empresas, responsáveis por mais de 34 mil postos de trabalho e que se perfila como o mais internacionalizado da economia portuguesa.

Assim, para além do reforço da presença nos principais certames internacionais da especialidade, está previsto o reforço na presença em outras iniciativas que possibilitem a abordagem a segmentos de nicho de elevado potencial. Nesse sentido, o calçado português marcará presença em fóruns da especialidade desde Las Vegas a Tóquio, de Moscovo a Xangai.

Em 2011, pela primeira vez, a indústria portuguesa de calçado vai investir na Austrália, na Índia e na Turquia, mercados onde se perspectiva um crescimento futuro muito interessante.

Simultaneamente a este projecto de promoção comercial externa, está prevista a realização de uma campanha de imagem do calçado português nos mercados externos.

Dando continuidade à campanha iniciada em Junho de 2009, com a apresentação da nova imagem do calçado português, clientes de todo o mundo serão surpreendidos com suportes de comunicação originais sobre a actualidade nacional. A campanha integrada prevê, nomeadamente, uma forte presença na imprensa da especialidade, a produção de editoriais em revista de moda de grande prestígio, a distribuição de maillings a 10.000 potenciais clientes do sector e o reforço da presença do sector no ciberespaço.

Pela primeira vez, a campanha de imagem institucional será complementada por um reforço da presença mediática de marcas e produtos portugueses nas principais revistas internacionais da especialidade.

O calçado português chega, actualmente, a 132 países distintos, nos cinco continentes. Nos últimos cinco anos, o crescimento acumulado das exportações ascende a 6,1%, isto é, três vezes mais do que a generalidade da economia portuguesa.

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