Interior - PT investe na Covilhã


PT abre na Covilhã um dos maiores centros de dados da Europa

A Portugal Telecom (PT) apresenta hoje, na Covilhã, o investimento num dos maiores centros de dados e computação da Europa.

O investimento vai ocupar um espaço de 45 mil metros quadrados e prevê a criação de 500 postos de trabalho, directos e indirectos, qualificados e especializados em novas tecnologias, adiantou fonte da empresa à agência Lusa.

O projecto vai posicionar a PT como protagonista nesta área da tecnologia no mercado europeu, destaca a própria empresa.

De acordo com a PT, o novo data center tem como principal objectivo um aumento significativo da capacidade de armazenamento e processamento de dados de empresas.

Por outro lado, a infra-estrutura vai permitir ampliar a oferta de serviços de computação em nuvem (cloud computing), em que as empresas se ligam através de banda larga a computadores remotos mais poderosos.

De acordo com a International Data Corporation (IDC), empresa de análise do mercado das novas tecnologias, o investimento mundial em computação em nuvem vai triplicar até 2013, chegando aos 44,2 mil milhões de dólares.

Os centros de dados e a computação em nuvem são apontados como as atracões de 2011, dadas as limitações de orçamentos e as ameaças informáticas mais inteligentes, destacou a multinacional de segurança de redes Symantec em Dezembro, nas previsões para 2011.

O anúncio oficial do investimento da PT na Covilhã é feito às 11:30 na Câmara da cidade pelo presidente executivo da PT, Zeinal Bava, e pelo autarca Carlos Pinto.

Durante as negociações para a localização do novo centro, em Setembro de 2010, Zeinal Bava referiu que este seria um marco importante para a PT. "Vai ter dimensão, aspiração internacional em termos de venda de capacidade e vai ser essencialmente verde, ou seja, o objectivo da sustentabilidade vai estar presente em tudo aquilo que vai ser a construído".

|Oje/Lusa|

Comentários

Esperemos que este caso não seja mais um anúncio do género do do Call Center da PT na Beira Interior...
De mentiras e ilusões está esta região farta.
Ricardo Fonseca disse…
Mas existem dúvidas... eu não vos percebo sinceramente, tantos anos passaram e continuam a acreditar nestes fulanos!?!?!

Isto é golpe de teatro, depois da tareia levada nas presidenciais e do escândalo em que este país se tornou é necessária propaganda para alimentar a imagem do lobby.

Meus caros acreditem apenas naquilo que realmente for feito, e mesmo assim é necessária uma análise cuidada!