Regionalização - opiniões para todos os gostos !

Distrital PSD: Regionalização só com consenso de dois terços dos deputados

O presidente da Distrital de Leiria do PSD, Fernando Costa, defendeu que Portugal só deve avançar com a regionalização se houver um consenso de dois terços dos deputados sobre o modelo a aplicar.

“Deve haver um consenso de dois terços [dos deputados] sobre o modelo a aplicar antes de se avançar com qualquer processo de regionalização ou referendo” disse à agência Lusa Fernando Costa.

O dirigente político defende que é necessário saber “quais os custos” para o país e “qual o modelo” que se pretende adotar. “É preciso saber qual será a divisão geográfica das regiões, quais as suas atribuições e competências, e destas, quais as que serão transferidas do Estado, dos municípios e dos serviços distritais da administração pública”, sustentou.

Fernando Costa pretende ainda saber “qual a legitimidade dos órgãos da regiões, se são eleitos ou nomeados” e, neste caso, “por quem”. Independentemente do modelo, Fernando Costa contesta a divisão do país em cinco regiões/plano, devido “à diferença de escala entre elas”, e advoga que, a haver regionalização, as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto deverão ser constituídas regiões.


|Radio Benedita|
.

Comentários