Regionalização e os Partidos: MPT- Movimento Partido da Terra

MPT- Movimento Partido da Terra
Presidente: Pedro Quartin Graça
Concorre a todos os 22 círculos eleitorais


O MPT afirma-se como defensor da Regionalização, num modelo de Regiões Administrativas com base no mapa das 5 regiões-plano.


Esta posição é consubstanciada num dos pontos do seu programa eleitoral:



«10. REFORMA DO SISTEMA POLÍTICO

A prioridade do Estado deve ser instituir uma VERDADEIRA
DEMOCRACIA, não se resignando à democracia formal de tradição liberal. Actualmente, a democracia esgota-se em eleições periódicas,após as quais os representantes eleitos não cumprem os programas apresentados aos eleitores, não sendo responsabilizados por isso. Por outro lado, o poder político encontra-se centralizado e muito afastado dos cidadãos e das realidades locais.

Esta situação tem levado a uma diminuição da participação política, empobrecendo o regime democrático. Por isso, propomos um conjunto de medidas que visam reforçar a democracia directa e representativa:

a. Apoiar o processo de regionalização com base nas cinco regiões de coordenação, articulando-as com as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, cujos órgãos devem ser eleitos democraticamente. Promover a descentralização até à unidade mínima administrativa, seguindo o critério da subsidiariedade.»



O MPT não respondeu ao mail que enviei a todos os partidos e coligações concorrentes pedindo esclarecimentos sobre este tema.




João Marques Ribeiro


Comentários