domingo, outubro 02, 2011

Hospitais: Lisboa com défice cinco vezes maior do que Norte

Saldo negativo é de 244 milhões a Sul e de 53 milhões no Norte

O défice das unidades hospitalares da região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo é cinco vezes superior ao dos hospitais do Norte. A diferença é de 244 milhões de euros negativos para 53 milhões em regiões que servem idêntica percentagem populacional.

Os resultados operacionais de 2010 dos hospitais do país, publicados no recente relatório de acompanhamento da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS), revelaram um défice de 393 milhões de euros, mais 94 milhões do que no ano anterior.

Analisando por regiões, as onze unidades de Lisboa e Vale do Tejo apresentam prejuízos de 244 milhões de euros - 62% do total do défice dos hospitais de todo o país no ano passado. Nas 15 unidades hospitalares da região de saúde do Norte, os prejuízos são de 53 milhões de euros.

|JN|

"As contas dos Hospitais - Empresa são sempre apresentadas em conjunto. Mas há uma grande diferença entre os resultados nos Hospitais do Norte e na região de Lisboa. Ao impôr cortes iguais a todos, o Ministério da Saúde vai castigar quem antes já fez um grande esforço para reduzir custos. Será isso justo?"
(Manuel Pizarro - Ex-Secretário de Estado da Saúde)
.

Etiquetas: