PRESIDÊNCIA DA CCDR NORTE POR CONCURSO !?

Parece que o primeiro-ministro tomou a decisão de promover um concurso público para indicar o próximo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte.

Os líderes das distritais (Porto) do PS e do PSD, José Luís Carneiro e Virgílio Macedo estão de acordo na contestação a esta decisão que, segundo eles, é prejudicial à Região Norte.

José Luís Carneiro considera que esta solução "é um erro fatal" e que este lugar não pode ser visto como um cargo qualquer da Função Pública. Virgílio Macedo, por seu lado, considera que tal cargo deve ser político pois estas são funções que devem ser executadas em estrita sintonia e com a confiança do poder central.

É manifesta a intenção do atual governo de despolitizar estas entidades colocando-as no seu devido lugar, ou seja, como estruturas de base, essencialmente, técnica e como parte integrante da administração desconcentrada do Estado Central.

O problema aqui é que muitos dos defensores da Regionalização viam nas CCDRs o embrião das futuras Regiões Administrativas e com esta decisão política tudo isso cai por terra.

Também nesta matéria da reforma administrativa o governo foi de uma incompetência atroz limitando-se a agregar (mal) uma série de freguesias e a promover e a impor um modelo de associativismo municipal que, pelos vistos, nenhum município aprova. 

Enfim...também na área administrativa, tudo muito mau!
.

Comentários

Anónimo disse…
"Os líderes das distritais do PS e do PSD, José Luís Carneiro e Virgílio Macedo estão de acordo na contestação a esta decisão que, segundo eles, é prejudicial à Região Norte".

Ao ler esta frase fiquei a pensar de que distrital estes senhores serião. Mas claro esta, depois reparei que se estava a falar do norte, e para os centristas tripeiros e alfacinhas dizer Porto e Norte é a mesma coisa.
Anónimo disse…
Acho muito bem a ideia do concurso. O que tiver melhor curriculo será eleito e até pode ser que não seja ninguem de nenhum partido.
Os meninos das Jotas já se estão a queixar. Os taxos estão a acabar.
Caro Anónimo ( 05:27:00 PM)

A questão que aqui se coloca é se entendemos se as CCDRs devem ser entidades meramente técnicas ou pelo contrário também devem ter um papel político/administrativo.

Quanto ao que chama de 'tachos', na minha opinião, este tipo de lugares não são compatíveis com o 'campeonato das jotas' que está mais reservado aos gabinetes dos ministros e dos presidentes e vereadores das câmaras.

Cumprimentos,

Caro Anónimo (05:25:00 PM)

Infelizmente, são sempre os mesmos a dar a cara pelo Norte. Os outros, pelos vistos, ou não têm massa crítica ou assobiam para lado perante estes problemas. Ninguém os ouve...!

Cumprimentos,
Anónimo disse…
Pois, está-se mesmo a ver. O lider da distrital do PSD/Porto, Dr. Virgilio Macedo, tem algum amigo que quer lá colocar. Adivinhem quem é...
Anónimo disse…
Caro Antonio Almeida Felizes,

Acho que quer dizer: São sempre os mesmos a querer mamar.