Região Norte bate Lisboa na criação de empresas

Há cada vez mais um maior dinamismo da economia na região acima do Mondego, principalmente nos distritos do Porto e de Braga, onde no primeiro semestre do ano foram constituídas quase 40% do total de empresas criadas no País, avança hoje a edição do Jornal de Negócios, citando dados da gestora Informa D&B.

“Hoje o Norte lidera o nascimento de empresas”. A afirmação é da diretora-geral da Informa D&B, Teresa Menezes, para explicar, ao Jornal de Negócios, que a região acima do Mondego está a bater a de Lisboa no campo da criação de empresas: “O Norte representa já mais de 37% das novas sociedades no primeiro semestre de 2013, enquanto a região de Lisboa (…) registou no primeiro semestre deste ano apenas 31% das constituições”.

Apesar de, em termos de tecido empresarial o Porto e Lisboa estarem similares, a região Norte está a ganhar terreno no que à criação de novas empresas diz respeito, refere a consultora Informa D&B, com base em dados publicados no site do Ministério da Justiça.

Em termos de distritos, Aveiro surge em primeiro lugar, com mais de 25,6% das empresas, e logo de seguida, o Porto, com 23,1%, e Braga, com 20,5%. Estes dois últimos distritos são também os que mais força dão ao sector das indústrias transformadas, com a Invicta a criar na primeira metade do ano 417 empresas, mais 84 que em igual período do ano passado, e Braga 321 (mais 79 do que em 2012).


A juntar a estes factos, avançados hoje pelo Jornal de Negócios, é de salientar também que nos primeiros seis meses do ano, no total, foram constituídas 20.051 novas empresas, mais 17,8% do que até Junho de 2012, o maior número dos últimos cinco anos. Além disso, e pela primeira vez desde 2009, o número de insolvências registou uma queda.

@NM

Comentários