sexta-feira, março 07, 2014

Algarve: Comboios estão há 40 anos à espera...!


Poucos investimentos na rede ferroviária resultam na perda de passageiros a todo o vapor. A linha ferroviária Lagos-Vila Real de Santo António está a perder passageiros desde 2010

A modernização da linha ferroviária do Algarve, que o Governo quer agora relançar numa lista de trinta projetos prioritários para “estruturas de elevado valor”, está desde abril de 1974 à espera de ser concretizada. É a promessa mais antiga de sucessivos governos que continua por cumprir na região.

A Refer gastou 39 milhões na reabilitação da linha, entre 2007 e 2014, mas os comboios continuam sem eletrificação, a revelar falta de competitividade e a perder milhares de passageiros todos os anos

São muitos os projetos que foram prometidos aos algarvios ao longo dos últimos anos e que continuam na “gaveta”. É o caso da requalificação da estrada nacional 125, da construção do novo hospital central ou da navegabilidade dos rios Arade e Guadiana, só para dar alguns exemplos.

Porém, nenhuma destas promessas é tão antiga como a realização de obras de renovação da linha ferroviária do Algarve, nomeadamente a sua duplicação e eletrificação…

NC/JA

Etiquetas: ,