Regionalização - PSD Porto na vanguarda

Enquanto os Socialistas (PS) se mobilizam para as suas eleições internas, onde praticamente todos os candidatos (vá se lá saber porquê) omitem o tema da regionalização, o PSD Porto, pelo contrário, está a empenhar-se fortemente em trazer este tema para a agenda política nacional.

Na imprensa:

O candidato à liderança da distrital do PSD do Porto Agostinho Branquinho prometeu hoje criar uma plataforma cívica multipartidária para discutir «de forma séria» a regionalização.

«O objectivo do movimento será discutir qual a melhor forma de organização administrativa e apresentar, posteriormente, propostas concretas ao Governo e ao Presidente da República», resumiu o deputado social-democrata na apresentação da sua candidatura, hoje, no Porto.

Apesar de ser a favor das regiões, Agostinho Branquinho manifestou-se contudo disponível para abdicar da sua posição pessoal em prol de uma «posição consensual e multipartidária» sobre aquela que será melhor forma de organização administrativa do país.

«O importante é que se passe do discurso à prática», frisou o candidato, referindo que Portugal é actualmente uma «manta de retalhos» com uma estrutura que data do século XIX.


A concelhia do Porto do PSD enviou uma carta a Luís Marques Mendes, na qual incita o líder social-democrata a retomar, "com carácter de urgência", o debate sobre a regionalização.

Em declarações ao DN, Pedro Duarte, presidente daquela estrutura partidária, sublinhou a importância de ser "o PSD a liderar, desde já, este debate, para que seja possível fazer, em tempo razoável, um novo referendo" sobre as regiões administrativas.

Comentários

..
Caro Arnaldo,

Claro que é importante saber-se, se estas declarações e acções, são realmente genuinas e não meros expedientes ao serviço de uma qualquer estratégia.

Todavia para o N/ Regionalização, o simples facto desta questão ser relançada (independentemente das intenções) é extremamente positivo.

Cumprimentos,

Antonio Felizes
..
Bem opinado. Mas mais do que conhecer posições individuais aquando do anterior referendo, seria bom que o PSD nacional começasse por fazer, com humildade, o seu "mea culpa" por ter sido, objectivamente, o principal obstáculo à "instituição em concreto" das Regiões Administrativas há apenas oito anos! Quem nos indemniza agora pelo tempo perdido?...

É que, queiramos ou não, a esperada reviravolta (a concretizar-se) só terá alguma credibilidade se for antecedida de uma explicação bem fundamentada...
Anónimo disse…
Não é fácil esquecer que foi Marcelo Rebelo de Sousa que sabotou a regionalização.

O referendo foi uma forma de a evitar e o mapa das 9 regiões um erro para a dificultar.

Eu votei contra e sou a favor (5 regiões).
Mas Carlos, não lhe parece que mais valia termos começado por ter um "carrito em segunda mão", do que continuarmos a andar... "a pé"?

Imagine que os partidários da Regionalização um dia até são 70%, mas uns querem cinco Regiões, outros quatro, outros seis e outros sete ou oito! E enquanto não aparecer o "seu" mapa continuam a votar ao lado dos 30% que são contra?

Acabe-se já com este blogue e deixemos a coisa para os nossos trinetos...

Cumprimentos.
Fernando Rola disse…
O mérito do debate existe, mas não me parece que haja bondade nestas propostas originárias do PSD do Porto. Marques Mendes sempre assumiu ser contra a regionalização (vá lá saber-se porquê, numa pessoa que nasceu na "superdesenvolvida" e "superprotegida" cidade de Fafe...) e o PSD, institucionalmente, é contra a regionalização desde os tempos do cavaquismo. Não vejo por que irá mudar. Ou seja, tudo isto são jogadas rasteiras para tentar questionar ou mesmo derrubar Marques Mendes, o que não me aquece nem arrefece. Os verdadeiros defensores da regionalização não podem cair no erro de ir a reboque destas manobras. Recoloquemos (falo por mim, também) a regionalização no centro de debate, mas pelo mérito das ideias e não das manobras...
De acordo.

E, para mais, o novo Presidente da República também já disse (e por escrito) que a Regionalização é uma despesa inútil...
Gladiatus disse…
Sinceramente que não me parece que esta iniciativa objective qualquer manobra de distracção ou de combate interno no PSD.

Não me parece apenas porque já é tempo dos políticos reconquistarem a confiança do Povo.

Como hoje referiu o ainda PR, temos que eliminar esta campanha anti-classe política!

E quem dá a sua opinião (seja em blog's ou noutros fóruns) é também político. De acordo? ;)