Regionalização, pois, mas como?

Publicado
17 Fevereiro 2006


Ricardo Cruz


A regionalização é um dos ió-iós da vida nacional, um desses temas pendulares que vêm e que vão para mais tarde regressarem exactamente na mesma. Quando menos se espera, a regionalização volta à ribalta, sempre fugazmente, para logo em seguida discretamente se dissolver no caldo de indiferenças, enfados e lamúrias em que sempre bóiam as causas eternas.

Sugeri isto mesmo num artigo que aqui publiquei já lá vão dois anos. Era apenas uma questão de tempo. Eis senão quando, ao jeito de estrebucho de final de mandato, num certo jeito piedoso, o Presidente da República evocou de novo a saga da criação das regiões administrativas, assunto a que os media deram o eco da praxe. Certezas, só duas: o assunto já está novamente a esmorecer; mas, tal como o sol nasce todos os dias, há-de voltar. [...]

Ler aqui todo o artigo

..

Comentários

Parabéns pelo artigo (completo), que só agora consegui ler.

Não só o considero um dos melhores que já li sobre o tema da Regionalização, como partilho inteiramente da análise que nele é feita.

É verdade que falta fazer quase tudo neste domínio em Portugal! E que já estamos trinta anos atrasados em relação aos nossos parceiros europeus.

Mas, como diz um velho provérbio chinês, uma viagem de mil quilómetros começa com o primeiro passo...

Há pois que esquecer um pouco e desvalorizar a espuma da discussão político-partidária, onde de facto este tema não tem passado de um iô-iô, e procurar intervir civicamente de um modo construtivo, desbravando caminhos e forjando a "cultura regionalista" indispensável à absorção pelo tecido social deste verdadeiro imperativo de modernidade.

E confiando sempre no mesmo Povo que derrubou uma ditadura e implantou um regime democrático a partir do zero sem violência nem hesitações, que lhe poderiam ter sido fatais: a importância das lições da História...