Portugal - Sistema urbano, acessibilidades e povoamento

Comentários

Rui Martins disse…
Este mapa é muito expressivo na demonstração da crescente litorilização da nossa Economia e do próprio Portugal... Demonstra tb que o Interior se assum cada vez mais como mero ponto de passagem e de ligação entre o Litoral e Espanha.

É um bom argumento para aqueles que defendem uma regionalização que criei regiões no interior... ou assistiremos ao mesmo fenónemo que aqui surge, mas aplica no modelo regionalista...
Pois é Rui, não sei é se ainda vamos a tempo de salvar o interior desta desertificação humana acelerada. Penso que no curto prazo, infelizmente, não há mesmo regionalização que lhe valha.
Anónimo disse…
Compreendo as queixas, mas penso que só os autarcas podem povoar e desenvolver o interior. Os apoios podem chegar de Bruxelas, Lisboa, Porto ou Coimbra. A solução nunca partirá dos "putos" de Cascais ou Nevogilde.
Suevo disse…
Depois de tantos seculos de sangria, em que os seus melhores filhos e os seus melhores recursos eram enviados para Lisboa e espalhados pelos quatro cantos do mundo, a mim só me espanta é que existam ainda habitantes no interior norte.

Em relação ao resto do territorio a sul do Douro, aí é diferente, porque como sabemos quando ocorreu a conquista desses territorios às taifas muçulmanas eles encontravam-se já muito pouco habitados, varios nortenhos (e até estrangeiros) juntaram-se aos mouros e moçarabes que habitavam essas regiões, por alguma razão D. Sancho recebeu o cognome do "povoador".
Mais esquemas cuidados e nomenclatura "erudita" para realidades tão básicas e tão conhecidas...

Agora embandeirámos em "arcos metropolitanos"...

Excelentíssimos senhores doutores, os diagnósticos estão todos feitos e decorados, agora precisamos é de RECEITAS, ACÇÃO, vá!...
Anónimo disse…
Porque não dar um incentivo especial aos agricultores polácos sem terra e suas familias para povoarem o interior de Portugal, já que os portugueses só querem viver nas grandes cidades do litoral? Os polácos são bons agricultores, católicos como nós e pertencem à União Europeia.