Regionalização aprovada

Pelos jovens "deputados" do V Jogo da Democracia

A Regionalização acabou por ser o principal tema de debate, apesar de a temática inicial "Ser Político..." ter sido lançada para a realização da quinta edição do Jogo da Democracia de Loulé, organizado pela Câmara Municipal.

A proposta vencedora apresentada pelo "Partido Autónomo Progressista" motivou, sem dúvida, discussão acesa no plenário. Talvez pelo teor polémico do tema, os deputados deste partido tiveram de defender a sua causa "com unhas e dentes", o que levou a que três deles fossem distinguidos com o prémio para o Melhor Deputado: Diana Ferro e Joana Fernandes, da Escola Secundária de Loulé, e Sara Gonçalves da EB 2,3 S. Pedro do Mar (Quarteira).

Passados alguns anos sobre o referendo que chumbou a Regionalização, o "Partido Autónomo Progressista" voltou à carga com o tema, propondo, nesta Assembleia improvisada com alunos das escolas do concelho de Loulé, a Regionalização como forma de maior participação dos jovens na política, resolução dos problemas das pessoas e ajuda às zonas subdesenvolvidas de todo o País.

Esta Regionalização passaria pela divisão do país em estados regionais e pela criação de instituições regionais, dando uma maior proximidade dos políticos às populações e maior sensibilização e participação activa dos jovens para os problemas da sua região.

Nas Assembleia Regionais estariam representados não só os jovens mas todos os grupos etários. No entanto, os Progressistas não pretendem uma completa revolução dos mesmos mas a continuação de uma constituição base, para que Portugal não deixe de ser "um país democrático, não racista e de igual direito entre sexos".

Resumindo, esta proposta seria para os jovens "a melhor forma de resolver os problemas do país", criando "leis que vão de encontro aos problemas de cada região" e simultaneamente com a redução da burocracia.

Para a oposição, a Regionalização traria custos elevados ao país e, por outro lado, levaria a regionalismos que poderiam ser prejudiciais à união nacional. O Partido "Os Representantes" trouxe ao plenário a proposta de criação de uma associação de jovens para apoiar os mesmos a perceber o que é a política e o que é "ser político", dando aos jovens uma maior intervenção social e participação activa na vida política.

Face ao desinteresse da juventude pelo tema e à má imagem dos políticos e da política, para "Os Representantes" esta iniciativa seria uma forma de envolver os jovens na política, transmitindo-lhes a ideia de que "a política é a melhor forma de obter o desenvolvimento e que sem ela seria o caos total".

Se hoje em dia "os rapazes se só interessam pelo futebol e as raparigas pelo 'shopping'", como referiu uma das deputadas, ao abordar temas actuais como a educação, saúde, ambiente, a influência da televisão ou as guerras, esta associação poderia abrir os horizontes dos jovens para a política.

Em termos práticos, a proposta passa fundamentalmente pela criação de uma site e fórum de esclarecimento de dúvidas sobre tudo o que engloba a política em Portugal.

A participação dos jovens na política foi também a principal preocupação do "Bloco Mais ou Menos À Esquerda" que propôs a criação de um Conselho Regional de Jovens, através do qual os mais novos possam vir a ter uma voz activa a partir do 3º ciclo de ensino. Este órgão consultivo teria o apoio das autarquias do Algarve. Subsequentemente seriam criadas assembleia regionais de estudantes onde os jovens de toda a região poderiam colocar em debate os problemas que os afecta, delineando estratégias para os resolver.

Cada cidade (ou concelho) seria representado neste órgão por duas ou três pessoas eleitas, auto-propostos em cada escola onde seriam votados.

Esta seria uma forma dos jovens "fazerem ouvir-se e, ao mesmo tempo, terem algum poder político e mais direitos".

Câmara de Loulé empenhou-se no Jogo da Democracia

O vice-presidente da Câmara de Loulé, José Graça, acompanhou o evento e salientou o apoio dado ao longo dos últimos cinco anos, precisamente o mesmo tempo em que o actual executivo lidera os destinos do concelho de Loulé.

O responsável referiu também a importância destes debates para o desenvolvimento do concelho, pois muitas das ideias que têm surgido no Jogo da Democracia "deram origem a projectos incorporados nas obras" efectuadas. "Não é só um jogo, não é só uma participação cívica, é também alguma coisa que se depois se transforma em realidade!", realçou o autarca.

Referindo que a política "é uma missão de grande nobreza, uma missão de defesa da causa pública", José Graça acredita que "só deve estar na política quem acreditar que é capaz de fazer alguma coisa para o bem colectivo, colocar acima dos interesses particulares os interesses públicos e ser capaz por isso de desenvolver o território, seja numa Junta, Câmara ou Assembleia".

No ano em que se celebra o 32.º aniversário da Revolução do 25 de Abril, o vice-presidente da Autarquia louletana considera a democracia como "o sistema mais justo que existe, apesar de todas as suas contradições e problemas, pois permite a maior participação de todos".

Por último deixou o grande desafio que se impõe: "A participação dos jovens na política e na sociedade que se inserem".

Deputados acompanham um dia de trabalho de Seruca Emídio

As alunas Diana Ferro e Joana Fernandes, da Escola Secundária de Loulé, e Denise Horta, da EB 2,3 Eng. Duarte Pacheco, em substituição de Sara Gonçalves, vão acompanhar na quarta-feira, dia 26 de Abril, o presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, ao longo de todo o dia de trabalho. As alunas estarão com o edil desde as 09:00 horas, seguindo os passos do autarca em reuniões de trabalho, no almoço e também na Reunião de Câmara pública agendada para a tarde.

Refira-se que esta é uma forma dos jovens poderem ter uma noção, durante um período de tempo inferior a 24 horas, do que é "Ser Político...".

in Região Sul, 22 de Abril de 2006

Comentários

Chapa disse…
jogo muito interessante! A merecer a atenção dos políticos a sério.
Rui Martins disse…
este verdadeiro "exercício de cidadania" cumpre um papel determinante na formação destes jovens. Um bom exemplo, que devia ter continuidade e estender-se a boa parte da nossa população estudantil... A ver se limpava as teias da "morangada com açucar" e de outras televisividades boçalizantes que invadem as cabeças da nossa juventude (e as nossas!)
Muitos parabéns à Autarquia louletana!

Há "mil e uma" formas de defender e aprofundar a Democracia, quando a criatividade não falta...

Apenas um pequenino reparo quanto a um dos textos citados: é excessivo falar em "Estados" regionais! Em rigor, a Constituição designa os órgãos regionais por Autarquias Regionais.

O Estado português é e continuará a ser apenas um: mas com Administrações Central, Regional e Local (e demais órgãos de soberania)...