REGIÃO DE LISBOA



A Região de Lisboa – pelas singularidades patrimoniais e naturais e ao concentrar a gestão político/administrativa do país, o emprego, as sedes sociais das empresas mais significativas, a maioria dos estudantes do ensino superior, etc. – adquire, indiscutivelmente, uma dimensão impar no país mas longe da performance europeia.

A sua centralidade carece, não só de descobrir qual o seu contributo especifico para a diversidade europeia, mas também de estruturar uma rede de mobilidades e intercomunicações que ultrapassam a periferização da sua situação geográfica e a forte concorrência e pujança das cidades espanholas.

A Região de Lisboa e Vale do Tejo alcançou, na última década, importantes progressos em termos de crescimento e convergência, que a colocaram numa posição de destaque no panorama nacional..

Região de Lisboa - possui uma área de 2 865 km², concentrando 26% da população nacional(2,6 milhões de habitantes) com uma densidade populacional de 929 hab/km², e com 38% do PIB nacional.

Comentários

Comparando este artigo com o anterior, parece-me óbvia a conclusão: o preço a pagar por uma "cabeça" muito competitiva, é ter os "membros inferiores" atrofiados e a definhar progressivamente.

Mas toda gente sabe que qualquer "corpo" (País) não tem mais saúde se concentrar excessivamente a sua vitalidade num ou vários órgãos, pondo em risco a própria viabilidade dos restantes! Um dia é o corpo inteiro que, forçosamente, cairá doente...

Bom fim-de-semana.